Voto de pesar e louvor em memória de jovem cantor de São Mateus, ES
10 de maio de 2022Câmara Municipal homenageia familiares do jovem cantor Daniel Oliveira Mendanha durante sessão realizada no último dia 3 – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM
Em proposição da vereadora Preta do Nascimento, a Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, aprovou por unanimidade um Voto de Pesar (Moção 022/2022) aos familiares do jovem cantor Daniel Oliveira Mendanha, em virtude do falecimento dele ocorrido no dia 17 de abril. Realizada no final da primeira sessão plenária deste mês de maio, do último dia 3, a homenagem póstuma contou com a presença da pastora e mãe Maria Rodrigues e das cantoras Tamires e Cristina, que lembraram momentos da vida de Daniel e de sua dedicação a causas sociais e à música gospel.
“Foi Deus quem precisou dele. Do trabalho que Daniel fazia. Quantos CDs que Daniel gravou. Quantas portas ele e a pastora Maria bateram. Quantos ‘não’ vocês ganharam, e sempre juntos” – disse a vereadora Preta, ao registrar a luta do jovem falecido.
“A gente pedia até pão seco para distribuir com café ao pessoal que vem de fora buscar atendimento no Hospital Roberto Silvares, e muitas vezes sem dinheiro no bolso, sem nada”, relatou a pastora Maria. Este socorro ocorria dentro do Projeto Café com Amor, todas as quartas-feiras, com a participação de Daniel Mendanha. “Carro a gente não tinha. A gente ia a pé, da Aviação ao Hospital Roberto Silvares, e depois voltava a pé. Daniel Mendanha fazia parte disso”, comentou.
A pastora e mãe de Daniel, Maria Rodrigues ao lado das cantoras Tamires e Cristina, é homenageada com Voto de Pesar pelos vereadores do Legisltivo mateeense – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM
De acordo com a mãe, Daniel faleceu aos 27 anos, vítima de meningite e outras complicações. Há 21 anos em São Mateus, ela relatou as inúmeras dificuldades pelas quais passou em toda a vida. “E o meu filho caçula Daniel, meu parceiro, sempre esteve comigo”.
O relato da pastora Maria emocionou os vereadores. E a emoção aumentou quando a irmã Tamires e a própria mãe Maria, entoaram, à capela, o louvor É somente crer, cantado muitas vezes por Daniel: “Está acontecendo o milagre agora. Deus está mudando a tua história. Chega de derrota, agora é só vitória. Deus já assinou e decretado está”.
Além de Preta, os vereadores Delermano Suim, Ciety Cerqueira, Lailson da Aroeira, Cristiano Balanga, Carlinho Simião e Paulo Fundão também manifestaram solidariedade à pastora Maria Rodrigues e a sua família, e renderam homenagens às lutas de Daniel Mendanha. O presidente da Câmara, Paulo Fundão, propôs inclusive que, brevemente, seja apresentado um projeto de lei colocando o nome de Daniel numa rua, “para ficar para a posterioridade como exemplo a toda a sociedade”.
Valedoitaúnas