Voo comercial mais curto do mundo dura menos de um minuto
09 de julho de 2021Trajeto entre duas ilhas escocesas, separadas por 2 km de oceano, é operado há 50 anos
Oito passageiros embarcam nesse avião diariamente – Foto: Reprodução/Youtube/Great Big Story
Há cerca de 50 anos, uma companhia aérea escocesa opera o voo comercial regular mais curto do mundo. Um avião com oito lugares voa acima dos 3 km de oceano que separam as ilhas Orkney de Westray e Papa Westray, na Escócia (Reino Unido).
O voo geralmente demora pouco mais de um minuto, mas chega a ser completado em 53 segundos, dependendo dos ventos do dia.
"Esta rota é usada principalmente pelas pessoas das Ilhas Orkney que cuidam de suas rotinas diárias", afirmou à CNN Andy Thornton, diretor de operações da Loganair, a empresa responsável pelo voo.
Segundo ele, os passageiros regulares são professores, bancários e estudantes. Mas é também frequentado por entusiastas da aviação, que gostam de registrar detalhes curiosos de rotas comerciais.
Você talvez esteja se perguntando por que essa rota existe, e a resposta é bem simples: faz mais sentido financeiramente operar voos por mais diversas décadas do que construir uma ponte entre as ilhas, que têm menos de mil habitantes cada.
Mas existe um voo ainda mais curto
Se levarmos em conta voos que não são totalmente regulares, mas ocorrem vez ou outra, existe um ainda mais curto.
Apenas 2 km separam os aeroportos de Kegata e Apowo, em Papua Nova Guiné. Mas eles estão em duas montanhas e um vale profundo as separa entre eles, com uma densa floresta. Assim, é mais fácil voar entre as montanhas.
Matt Dearden, um piloto britânico, se especializou na rota e faz o trajeto com um avião monomotor de 10 lugares – e ainda ressalta que ambas as pistas são pequenas e escorregadias.
Valedoitaúnas (R7)