Volkswagen suspende produção de veículos em fábricas da Rússia
04 de março de 2022Montadora afirmou que as exportações de veículos para a Rússia também serão interrompidas por causa da invasão russa à Ucrânia
Produção de carros na fábrica da Volkswagen em Nizhny Novgorod, na Rússia – Foto: Divulgação/VW
O Conselho de Administração do Grupo Volkswagen anunciou nessa quinta-feira (3) que decidiu interromper a produção de veículos na Rússia. Esta decisão aplica-se às unidades de produção russas em Kaluga e Nizhny Novgorod. As exportações de veículos para a Rússia também serão interrompidas.
Com a extensa interrupção das atividades comerciais na Rússia, o Conselho Executivo está analisando as consequências da situação geral, durante este período de grande incerteza e agitação.
Em nota, a montadora alemã disse que a Volkswagen continua esperando o fim das hostilidades e um retorno à diplomacia. "Estamos convencidos de que uma solução sustentável para o conflito só pode ser encontrada com base no direito internacional", afirmou a empresa.
A fábrica de Kaluga fica a 170 km a sudoeste de Moscou. Conta com 4 mil funcionários e uma produção anual de 118 mil veículos. Atualmente, o Volkswagen Tiguan e o Polo, bem como o Skoda Rapid, são fabricados em Kaluga.
A fábrica de Nizhny Novgorod, a aproximadamente 430 km a nordeste de Moscou, produz 132 mil veículos por ano. Os modelos Volkswagen Taos, Skoda Kodiak, Skoda Karoq, Skoda Octavia são produzidos em Nizhny Novgorod.
Valedoitaúnas (R7)