Home - Geral - Você sabe qual a importância do alumínio no desodorante?

Você sabe qual a importância do alumínio no desodorante?

13 de fevereiro de 2020

Desvendamos o papel desse componente para seu conforto e bem-estar

Você sabe qual a importância do alumínio no desodorante?Foto: Divulgação/Segredos da Pele/iStockphoto

O verão já está chegando, os ponteiros dos termômetros começam a subir e, à medida que as temperaturas aumentam, a gente já pode se preparar para transpirar mais.

Hora de trocar as blusinhas e vestidos de manga por regatas, usar roupas de tecidos leves, que aliviem um pouco o calor, e ter atenção redobrada com a escolha do desodorante antitranspirante, para evitar a transpiração excessiva e os odores desagradáveis. Mas, para optar por uma versão adequada às suas necessidades, é importante entender primeiro por que a gente transpira e a necessidade de usar um desodorante com alumínio.

De onde vem o suor?

Também conhecida como sudorese, a transpiração é um processo natural e saudável que tem como finalidade resfriar e reequilibrar a temperatura do corpo. Ela acontece como uma reação do organismo a alguns fatores que elevam a temperatura corporal, como o calor no ambiente externo, a prática de atividades físicas, situações de fortes emoções e estresse e o consumo de alimentos quentes ou picantes. Pode ocorrer, ainda, como efeito colateral de medicamentos ou cirurgias, em algumas doenças, quando o organismo combate infecções ou febres e até em decorrência de alterações hormonais, como a menopausa, gravidez, menstruação ou puberdade.

Durante esse processo, chamado termorregulação, o cérebro envia um sinal para mais de 3 milhões de glândulas sudoríparas distribuídas em todo o corpo, que imediatamente liberam o suor, secreção composta por água, sais e proteínas. À medida que transpiramos, esse líquido evapora da superfície da pele para reduzir a temperatura corporal.

Uma curiosidade: a sudorese ocorre em praticamente todo o corpo, mas a transpiração causada por emoções ou estresse acontece principalmente em certas áreas, como axilas, palmas e cabeça.

Desodorante com alumínio: aliado para o bem-estar

Ok, a transpiração é um processo natural e saudável, mas, vamos combinar, não é nada agradável sentir as axilas molhadas de suor, certo?  Para nossa sorte, a indústria cosmética tem investido em tecnologia de última geração para desenvolver produtos como, por exemplo, antitranspirante com alumínio, que nos ajudam a evitar esse sufoco.

Entre os antitranspirantes, por exemplo, merecem destaque os sais de alumínio, um ativo que protege contra o suor. Esse ingrediente está presente em todos os desodorantes antitranspirantes e age formando na superfície da pele uma película protetora em forma de gel, que permanece ativa ao longo do dia, controlando a liberação do suor.

Desodorantes ou antitranspirantes?

Todos os desodorantes com alumínio – e os desodorantes sem alumínio também – levam em sua composição agentes antissépticos que têm função antimicrobiana, ou seja, atuam no controle das bactérias responsáveis pelo mau odor da sudorese. Porém os desodorantes antitranspirantes E apresentam também em sua formulação algum sal de alumínio, um aliado e tanto para reduzir o suor excessivo. E pode ficar tranquila, pois ele não afeta a capacidade do organismo de se resfriar quando submetido a algum fator de aquecimento. Em outras palavras, desodorante com alumínio não faz mal para saúde. A explicação é simples:  a transpiração nas axilas contribui com apenas 1% do suor do corpo nesse processo de termorregulação.

Agora você já sabe: quer manter as axilas sequinhas mesmo nas altas temperaturas do verão? Vá de desodorante com alumínio, chamados de antitranspirantes, que tem uma composição sob medida para proteger contra a transpiração.

Valedoitaunas/Com informações da Super Interessante



banner
banner