Home - Geral - Vinte mil doses da Coronavac chegam ao Estado neste sábado...

Vinte mil doses da Coronavac chegam ao Estado neste sábado (08)

07 de maio de 2021

Vinte mil doses da Coronavac chegam ao Estado neste sábado (08)Foto: Divulgação

O Espírito Santo receberá o quantitativo de 20 mil doses da Coronavac (Sinovac/Butantan) para dar continuidade à complementação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, e são referentes à 19ª remessa. A previsão de chegada ao Estado, segundo o Ministério da Saúde, é para este sábado (8).

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa) para cadastramento. A distribuição aos municípios da Região Metropolitana e para as regionais de saúde Norte, Sul e Central acontecerá na próxima segunda-feira (10).

A expectativa também, segundo informações do Ministério da Saúde, é que o Espírito Santo receba uma nova remessa de doses da Pfizer/BioNTech, na segunda-feira (10). O Estado aguarda confirmação do envio e do quantitativo de doses a serem encaminhadas. Caso se confirme, a distribuição à Capital, Vitória, também ocorrerá na segunda-feira (10).

Escassez de doses Coronavac

O cenário de escassez das doses da vacina Coronovac (Sinovac/Butantan) no Brasil, devido ao desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, acarretou no comprometimento da distribuição das segundas doses em todo território brasileiro, inclusive no Espírito Santo.

Na última semana, a Secretaria da Saúde (Sesa) solicitou ao Ministério da Saúde o envio de doses complementares da Coronavac como alternativa para suprir a necessidade do imunizante para complementação do esquema vacinal dos capixabas. Entretanto, retornou à solicitação com a confirmação de um novo envio para este sábado (08) do quantitativo reduzido, com 20 mil doses.

À população que se encontra com esquema para a segunda dose superior de 28 dias, a Sesa orienta que aguarde o anuncio da chegada de novas doses e o agendamento que cada cidade irá realizar.

Distribuição de doses aos municípios 18ª e 19ª remessas

Nessa quinta-feira (6), o Estado recebeu 83.700 doses da Covishield (Oxford/Fiocruz). A distribuição aos municípios da região Metropolitana de saúde e às regionais Central, Norte e Sul aconteceram pela manhã desta sexta-feira (7).

Em relação às doses da Covishield, o Estado fará o envio aos municípios de primeiras doses aos grupos de comorbidades; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; Forças de Segurança e Salvamento. Para segundas doses, fará o envio aos grupos de idosos de 80 a 84 anos; e trabalhadores da saúde.

Além disso, o Estado fará o envio de doses da Coronavac, com previsão de chegada neste sábado (8) e distribuídas na próxima segunda-feira (10), para a segunda dose de idosos de 70 a 74 anos.

Para conferir a tabela de distribuição aos municípios referentes às 18ª e 19ª pautas de doses, clique aqui.

Valedoitaúnas



banner
banner