Vice-governadora Jaqueline Moraes e Chicão inauguram CRAS em Conceição da Barra
15 de fevereiro de 2020Chicão e a vice-governadora Jaqueline Moraes, ladeados por autoridades – Foto: Severino Vieira de Paula
A vice-governadora Jaqueline Moraes, junto com o prefeito Francisco Vervloet (Chicão), entregaram à população de Conceição da Barra, Norte do Espírito Santo, na tarde de quinta-feira (13), a sede do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Zenor dos Santos Martins, denominado através de Projeto de Lei de autoria da vereadora, Luciara Ferreira da Silva, a Ciara da Pesca. A unidade fica localizada na Rua São Lucas, Bairro Chácara Catita, e vai atender à população de 16 bairros da Sede do município e do Distrito do Cricaré.
A solenidade contou com a participação dos vereadores: Luciara Ferreira da Silva, a Ciara da Pesca – autora do Projeto de Lei que denominou a unidade do CRAS –, Juvenal dos Santos, Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo, Anderson Kleber da Silva, Adilson Vasconcelos Conceição; além do deputado estadual José Eustáquio Freitas; secretário de Estado de Agricultura, Aquicultura Abastecimento e Pesca, Paulo Foletto; presidente da Aderes, Alberto Gavini; e presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado; secretários e servidores municipais; autoridades regionais e estaduais; lideranças políticas e comunitárias local e população.
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Zenor dos Santos Martins – Foto: Divulgação/PMCB
A secretária municipal da Assistência Social de Conceição da Barra, Fernanda Braumer, falou da felicidade que foi realizar a entrega do novo CRAS à população barrense. “Nós temos um prefeito em Conceição da Barra que trabalha incansavelmente para trazer melhores serviços para a comunidade e temos a satisfação de contar com o apoio do governo estadual para realizarmos momentos como este, fazendo a diferença em cada obra. Ações que transformam a vida de nossa comunidade”, considerou a secretária.
A nova unidade do Cras atenderá a população de 16 bairros da Sede e moradores do Distrito do Cricaré, em um universo de mais de 1.400 famílias, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Assistência Social do município. O Centro, que integra o Sistema Único de Assistência Social (Suas), é um importante instrumento para a população se informar sobre benefícios e políticas públicas da cidade, se cadastrar em programas e participar de atividades culturais e de lazer
Jaqueline Moraes, focou a mudança que o novo CRAS trará para cerca de 1400 famílias – Foto: Severino Vieira de Paula
A vice-governadora Jaqueline Moraes elogiou a vereadora Ciara da Pesca pela nobre iniciativa em homenagear um cidadão barrense e sua família e enfatizou a importância dos serviços prestados pelas unidades dos CRAS nos municípios. “O governador Renato Casagrande tem se preocupado com a gestão fiscal e com a economia, mas se tem algo que está no coração dele é cuidar das pessoas, nós somos um governo que se preocupa com a transformação da vida das pessoas, por isso inaugurar um CRAs como este é tão importante”, argumentou a vice-governadora.
“Cada vez que fazemos uma entrega de um equipamento que vai mudar a vida das pessoas nós ficamos com a sensação de dever cumprido e um CRAS como este vai mudar a vida de muita gente. É aqui que são intensificados os projetos e programas sociais”, ressaltando que o novo espaço proporcionará uma melhora no atendimento aos munícipes e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para a população.
Além de participar da inauguração do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Zenor dos Santos Martins, ela palestrou para alunas dos cursos dos Programas Agenda Mulher e Qualificar ES Mulher e se reuniu com agricultores locais.
Chicão destacou a importância CRAS para a população barrense – Foto: Severino Vieira de Paula
O prefeito Chicão agradeceu a presença do deputado estadual Freitas; do secretário Seag, Paulo Foletto; do presidente da Aderes, Alberto Gavini; do presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado; dos vereadores, gestores municipais e da população barrense, salientando ainda a visão perspicas da vereadora Ciara da Pesca em denominar, através de Pojeto de Lei, o novo CRAS, homenageando umilustre cidadão barrense e seus familiares, "aqui represntato pela sua esposa, Adeliane Pícoli, seus filhos, sua mãe dona Maria Júlia, seu pai Azelual Martins e seus irmãos.
Chicão explicou que o equipamento pertence à população e depende dela para permanecer em funcionamento. “Aqui está aplicado, com muita responsabilidade, o dinheiro público suado, com o objetivo a atender a todos vocês. Por isso temos que ajudar a cuidar do que é da comunidade e não da Prefeitura. Vamos tomar conta do que é nosso e que não pode ser destruído desnecessariamente”.
Chicão finalizou lembrado que “esta unidade do CRAS é mais legado que fica do nosso governo, pois esse foi um compromisso que assumimos e que trará mais qualidade de vida a todos cidadõs. E com isso conseguimos garantir um princípio básico da nossa lei maior que é a dignidade da população, então fico muito contente em ter participado da entrega dessa obra, o nosso compromisso está sendo garantido”, disse.
A sede do novo CRAS recebeu o nome em homenagem ao cidadão Zenor dos Santos Martins, através de Projeto de Lei de autoria da vereadora Ciara da Pesca, depois de aprovada pelos demais legisladores, dando origem à Lei nº 2.852/2019, resumiu o prefeito.
Ciara da Pesca destacou a importância da unidade do CRAS no atendimento à população – Foto: Severino Vieira de Paula
A vereadora e presidente da Associação de Pescadores, Marisqueiras e Catadores de Caranguejo (APMCC), de Conceição da Barra, Luciara Ferreira da Silva, a Ciara da Pesca, autora do Projeto de Lei que denominou a unidade de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Zenor dos Santos Martins, comemorou com a entrega da nova unidade do CRAS.
Emocionada, Ciara da Pesca disse que a nova unidade do CRAS “é também é uma grande homenagem ao grande amigo Zenor Martins e uma honra imensurável em ser inaugurada pela vice-governadora, Jaqueline Moraes. O projeto foi feito com o objetivo, não só de homenagear um cidadão barrense e seus familiares, mas também pelo fato de que a unidade está localizada próximo à residência de seus pais”.
O CRAS do bairro Chácara Catita atenderá cerca de 1400 famílias carentes, de todas as comunidades do entorno e também as comunidades de Meleiras e Barreiras da região do Distrito Cricaré, finalizou Ciara da Pesca.
Homenageados
Durante a cerimônia, a família de Zenor Martins foi representada pela viúva, Adeliane Siqueira Picoli Martins, e pelos pais do homenageado, Azelual Martins (Barbosa) e Maria Júlia dos Santos Martins. Familiares e amigos, emocionados com a cerimônia que destacou o carisma do cidadão homenageado, agradeceram à Ciara da Pesca e ao prefeito Chicão pela solenidade repleta de momentos marcantes.
A vice-governadora Jaqueline Moraes, Ciara da Pesca e Adeliane Pícoli entre os pais de Zenor, Maria Júlia e Azelual Martins – Foto: Severino Vieira de Paula
Familiares de Zenor Martins, junto com a vice-governadora Jaqueline Moraes e Ciara da Pesca – Foto: Severino Vieira de Paula
Serviços
No CRAS a população tem acesso a benefícios, programas, políticas públicas e direitos previstos na Constituição Federal. A comunidade pode procurar o equipamento para fazer o seu registro no Cadastro Único para Programas do Governo Federal. Esse é o ponto de partida para que as famílias sejam inseridas em programas como, por exemplo, o Bolsa Família.
Na unidade é desenvolvido o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que engloba ações como atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do governo federal, como os de saúde e educação. Por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os cidadãos também podem participar de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária.
Composição da mesa – Foto: Divulgação/PMCB
Familiares e cidadãos prestigiaram o evento – Foto: Severino Vieira de Paula
Cidadãos prestigiaram o evento – Foto: Severino Vieira de Paula
Outros eventos da agenda da vice-governadora, Jaqueline Moraes, em Conceição da Barra
Palestra
A vice-governadora também ministrou a palestra que marcou o início dos cursos dos Programas Agenda Mulher e Qualificar ES Mulher no município. Ao todo, 90 alunas já estão inscritas nos primeiros cursos de 2020. Os programas já formaram 95 mulheres, em 2019.
Para um público de aproximadamente 100 mulheres, Jaqueline Moraes explicou como o empreendedorismo pode transformar, financeiramente e culturalmente, as mulheres participantes dos cursos, e suas respectivas famílias.
“O conceito de empreendedorismo abrange muitas formas de mudança e o nosso foco principal é o desenvolvimento da autonomia. Além da autonomia financeira, queremos propor uma autonomia social e emocional para essas mulheres que estão sendo atendidas pelos programas. O nosso objetivo é fortalecer, dar visibilidade e empoderar as mulheres capixabas através do empreendedorismo emocional, social e político. É mostrar como a mulher pode se reconhecer na sociedade como um ser igual aos demais”, explicou Jaqueline Moraes.
Programas Agenda Mulher e Qualificar ES Mulher
Em Conceição da Barra estão sendo ofertadas 60 vagas no curso de salgadeira, sendo 30 cursistas atendidas no Cras de Itaúnas e outras 30, no Cras de Braço do Rio. Mais 30 mulheres compõem a turma do curso de bolos e suas variações, ofertado no Cras Quilombola.
Agenda Mulher
O Programa Agenda Mulher, criado pela vice-Governadoria do Estado do Espírito Santo, é um programa que busca dar visibilidade e o empoderamento às mulheres através do empreendedorismo, investindo na formação de lideranças, sua participação na força de trabalho, o empoderamento econômico e, portanto, sua presença plena e igualitária na sociedade.
O programa tem como parceiros principais para realização de capacitações: Secretaria de Economia e Planejamento (SEP); Secretaria de Direitos Humanos (SEDH); Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria da Educação (Sedu), Instituto das Pretas, Instituto Rede Mulher Empreendedora; Fundação Telefônica e Centro de Educação e Desenvolvimento Social e os parceiros externos que podem colaborar ou participar na realização dos objetivos do empreendedorismo como política pública para as mulheres no Estado do Espírito Santo.
Qualificar ES Mulher
O programa é desenvolvido pela Secti, em parceria com o Agenda Mulher, e tem o objetivo de promover a qualificação profissional por meio de ofertas de cursos de formação inicial continuada, visando a ampliar possibilidades de trabalho e renda para as mulheres capixabas e fornecer subsídios para inserção ao mundo do trabalho.
Valedoitaunas