Vereadores reconhecem exemplo de Dona Disney no serviço público, em São Mateus, ES
27 de agosto de 2022Plenário da Câmara Municipal de São Mateus, ES – Foto: Secom/CMSM
Aos 75 anos de idade, depois de mais de três décadas e meia de dedicação no serviço público, a agora aposentada, Disney Santanna Bastos Motta, passa à condição de, digamos, estagiária. Isso mesmo: para não viver distante do trabalho que aprendeu a amar, ela será uma experiente voluntária a serviço do Poder Judiciário em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Este exemplo de dedicação à sociedade mateense recebeu um justo reconhecimento da Câmara Municipal, com aprovação unânime da Moção 065/2022 na sessão de terça-feira (23).
“Em nome de todos os advogados e de todos os cidadãos, quero externar à senhora Dona Disney, exemplo de servidora e cidadã, o meu ‘muito obrigado’”, afirmou o presidente do Parlamento mateense, vereador Paulo Fundão, autor da homenagem. Ele reforça que a homenageada “sempre atendeu a todos com seu jeito peculiar, com lhaneza e fidalguia inerentes ao seu caráter”.
Casada com Edmilson Bastos Motta, mãe de três filhos e avó de quatro netos, Dona Disney aposentou-se compulsoriamente no dia 19, recebendo homenagem também de juízes e servidores que atuam na Comarca de São Mateus.
Para continuar com a rotina que mantinha no Fórum Estadual Desembargador Santos Neves, com atuação destacada na Vara da Família, ela desempenhará função de auxiliar, como voluntária, quatro horas por dia. Paulo Fundão lembra que, nos 35 anos de serviço público, Dona Disney coleciona amizades por seu jeito sempre pronto a ajudar o próximo. Nesse período, trabalhou com 10 juízes diferentes.
Proposições e agradecimentos
Numa das sessões ordinárias mais rápidas do ano, a Câmara Municipal ainda aprovou 18 Indicações para execução de obras e serviços às comunidades mateenses, urbanas e rurais.
O presidente Paulo Fundão inclusive aproveitou para agradecer ao deputado federal Neucimar Fraga, que agraciou o Município com verbas para pavimentação de todas as ruas do bairro Nova Era, e para construção de Campo Bom de Bola na comunidade Dilô Barbosa e de academia popular na Vila de Nestor Gomes (Km 41).
Voto de Pesar
Na mesma sessão legislativa, em que foi concedido também um Voto de Congratulação (Moção 066/2022) ao caminhoneiro Ely Mario Oliveira Jesus, conhecido como Lobo Solitário, a Câmara de São Mateus aprovou um Voto de Pesar (Moção 067/2022) aos familiares de José Gilson Marchiori, gerente do Supermercado Casagrande, proposto pelo presidente Paulo Fundão, junto com vereador Delermano Suim. Seu Gilson faleceu no dia 19, aos 82 anos.
No final da sessão, Paulo Fundão ainda apresentou as formais condolências pelo falecimento do arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, aos 80 anos de idade, ocorrido no início daquela tarde. O presidente registrou também a perda de José Carlos Aguilar, falecido no fim de semana. Zé Carlinhos era irmão do vereador Isael Aguilar.
Valedoitaúnas