Vereadores reconhecem dedicação de Henrique à saúde, em São Mateus, ES
02 de setembro de 2022Secretário confirma chegada de aparelho digital de raios-x e diz que não há filas de atendimento de especialidades na us-3
Secretário municipal de Saúde foi agraciado com um Voto de Congratulação pela Câmara Municipal de São Mateus, Henrique Follador – Foto: Secom/CMSM
Braço direito do prefeito Daniel Santana, nestes dois anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, recebeu cumprimentos eloquentes dos vereadores na sessão plenária desta semana. Por conta de seu desempenho na gestão sanitária em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, Henrique foi agraciado com um Voto de Congratulação (Moção 069/2022), de iniciativa da vereadora Preta do Nascimento e que obteve aprovação unânime do plenário.
Ao fazer uma retrospectiva sobre o que o Município viveu na pandemia, Henrique relatou que no dia anterior, “num momento ímpar”, concedeu uma entrevista para um documentário da Fundação Getulio Vargas (FGV), por indicação do secretário estadual da Saúde, representando São Mateus numa ação histórica.
De acordo com ele, em toda a pandemia o Município teve 34.436 casos confirmados, sendo descartados outros 54.600. Nas 24 horas anteriores, foram registrados apenas dois casos. O total de óbitos chegou a 358.
Henrique enalteceu as decisões tomadas pelo Executivo Municipal e pelo Governo do Espírito Santo, mesmo enfrentando também avalanche de fake news, resistência fomentada à vacinação e insistente tentativas de disseminação de medicamentos sem eficácia comprovada cientificamente. “São Mateus foi um dos municípios considerados e reconhecidos pelo Ministério Público do Espírito Santo como referência no tratamento e no enfrentamento da covid-19. Rapidamente respondemos às medidas epidemiológicas necessárias à contenção de casos e de óbitos. A vacinação foi um exemplo”, completou o secretário de Saúde.
Ele destacou ainda a disponibilização de equipes especializadas, inclusive para testagem em massa e para assistência psicológica à população, nos momentos mais difíceis da pandemia. E ainda foi implantado o Samu 192.
Henrique afirmou que, como secretário de São Mateus, representa a Região Central Norte de Saúde, uma das três regionais desse segmento no Espírito Santo, liderando as discussões sobre serviços e pactos sanitários. “Também estamos no Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, que trava discussões em nível nacional e são apenas 18 secretários no Brasil inteiro”, completou.
“Sabemos que nem tudo foi feito ainda. Há muita coisa por fazer. Temos ainda a população sequelada pela covid-19, que necessita principalmente do processo de fisioterapia”, disse o secretário de Saúde, relatando a contratação de empresa privada para suprir essa demanda urgente e parcerias com instituições educacionais para outras necessidades decorrentes da pandemia.
Henrique disse ainda que foi possível avançar e aportar recursos vultosos para cirurgias eletivas, inclusive na área ginecológica, com plano de trabalho no Hospital Maternidade. “Hoje a gente está quase executando 70% a mais no nosso orçamento destinado à Saúde em serviços, material e contratação”, disse, elogiando o apoio do prefeito Daniel Santana e a sua equipe.
O secretário destacou também a mudança de endereço da UPA 24 horas, que agora atende em espaço mais amplo e adequado, e o início de construção, reforma e ampliação de unidades de Saúde em diferentes bairros e comunidades rurais.
De acordo com Henrique, a Unidade Sanitária do Bairro Boa Vista (US-3) não possui mais fila de espera para exames de ultrassonografia. Por conta dessa eficiência, já pode ofertar, de livre demanda, consultas de oftalmologia, cardiologia, ortopedia, pediatria, especialidades em que também não há mais filas para atendimento.
Por fim, Henrique agradeceu o prestimoso apoio da Câmara Municipal, “espaço democrático de direito”. Ele reforçou que o Parlamento é “sempre receptivo, amigo e colaborativo no processo democrático no Município de São Mateus”.
O homenageado, Henrique Follador, entre vereadores da Câmara Municipal de São Mateus – Foto: Secom/CMSM
“Chega primeiro e sai por último”
Os vereadores foram unânimes no reconhecimento à dedicação e à competência do secretário de Saúde Henrique Follador. O vice-presidente Kacio Mendes inclusive lembrou que a UPA de São Mateus está recebendo um sofisticado aparelho digital para a oferta de exames radiológicos na região, com recursos destinados pela senadora Rose de Freitas.
O vereador Gilton Gomes disse que sente orgulho de São Mateus ter Henrique como secretário de Saúde. “É um cara que chega primeiro que os outros funcionários e sai por último. Ele trabalha por amor porque gosta de cuidar das pessoas. Você nunca negou de resolver problema de alguém, sempre correu atrás e resolveu. Você é um orgulho para a nossa Cidade”, afirmou.
O vereador Lailson da Aroeira reiterou os elogios do colega Gilton e disse que Henrique desenvolve um trabalho sério e tem diálogo. Isael Aguilar elogiou o desempenho do homenageado na pandemia e destacou a oferta de atendimentos especializados em unidades de saúde do interior do Município. Adeci de Sena antecipou que buscará parcerias com Henrique para prevenir problemas relacionados a possíveis contaminações por rejeitos de minério, chamando o secretário de He-Man.
Na mesma linha, o vereador Carlinho Simião classificou Henrique Follador como um super secretário, nunca deixando autoridades e a população sem resposta às demandas. Delermano Suim reforçou que o homenageado é alguém que, naquilo que está dentro das suas condições, “faz o máximo possível para resolver”.
Para Cristiano Balanga (líder do Prefeito), Deus colocou Henrique “no lugar certo, nas horas mais difíceis deste Município”, sempre trabalhando onde quer que esteja. Ciety comparou o secretário como o Bom Samaritano dos textos bíblicos: “Aquele que vê, tem compaixão e cuida da pessoa”.
A vereadora Preta do Nascimento revelou que, em Santa Teresa, ouviu do então prefeito que São Mateus tinha o melhor secretário de Saúde no Estado do Espírito Santo.
Valedoitaúnas