Home - Economia - Vereadores prestigiam audiência pública sobre LDO para 2022, em São...

Vereadores prestigiam audiência pública sobre LDO para 2022, em São Mateus, ES

14 de abril de 2022

Vereadores prestigiam audiência pública sobre LDO para 2022, em São Mateus, ESLDO para 2022 é apresentada em audiência pública na Câmara Municipal de São Mateus – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM

Sete vereadores marcaram presença na audiência pública para a elaboração da nova Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Realizada pela Prefeitura de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, o debate aconteceu no plenário da Câmara Municipal, segunda-feira (11), com participação de secretários e outros integrantes do primeiro escalão do Poder Executivo. A LDO estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte.

Após a abertura pelo secretário municipal de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico, Delcimar Gonçalves, a audiência foi coordenada pelo contador Antônio Carlos Loureiro da Cunha, o Carlinhos Loureiro. Ele apresentou dados com estimativas de receitas e despesas para o próximo ano, assim como para 2024 e 2025. Para 2023, a estimativa da Receita Primária é de R$ 388.811.245,00, com Despesa Primária estimada em R$ 384.767.000,00.

Os vereadores Paulo Fundão (presidente da Câmara), Kacio Mendes (vice), Ciety Cerqueira (primeira-secretária), Delermano Suim (segundo-secretário), Cristiano Balanga (líder do Prefeito), Preta do Nascimento e Gilton Gomes acompanharam atentamente as explicações do palestrante.

Também estiveram presentes, entre outros, os secretários municipais Ricardo Louzada (Meio Ambiente), Maria da Glória de Araújo Santos (Pesca e Aquicultura), Domingas Dealdina (Cultura), Jasson Barcellos (Esporte, Lazer e Juventude), Marinalva Broedel (Assistência Social), Henrique Follador (Saúde), Luciana Moreira (Educação), Rita de Cássia Pereira Costa (Administração e Recursos Humanos), Rodolfo Lovo (Agricultura e Abastecimento), Danubia Henriques (Defesa Social), Simone Cassini (Superintendência) e René Michel Kherlakian (diretor do Saae). A audiência ainda foi acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv), Herickson Locatelli, e pelo ex-vereador Paulo Chagas.

Em duas horas de apresentação e debates, Carlinhos Loureiro teceu considerações sobre o Plano Plurianual (PPA), que antecede a elaboração da LDO, e também sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalha onde serão aplicados os recursos no ano vindouro.

Os participantes apresentaram sugestões e manifestaram preocupações. Inclusive indicaram ações que podem ajudar a elevar as receitas que permitam reajustes nos salários e outros direitos do funcionalismo municipal. O vereador Gilton Gomes defendeu mais investimentos na limpeza pública e também a ampliação de investimentos.

O presidente da Câmara, Paulo Fundão, lembrou à secretaria responsável pela elaboração da LDO sobre recente atualização da Lei Orgânica Municipal, que prevê definição de percentual para emendas impositivas a serem apresentadas pelos vereadores. O assessor Carlinhos Loureiro salientou que, em todos os municípios que já trabalhou, São Mateus era o primeiro que não previa inclusão de emendas impositivas na Lei Orçamentária Anual.

Os vereadores Ciety Cerqueira, Cristiano Balanga, Preta do Nascimento e Kacio Mendes conclamaram união para o desenvolvimento de São Mateus, com arrecadação fiscal sustentável e compatível com as necessidades do povo mateense.

De acordo com Carlinhos Loureiro, o projeto de LDO deve ser enviado brevemente para votação na Câmara Municipal.

Valedoitaúnas

 



banner
banner