Home - Política - Vereadores de São Mateus repudiam ataques racistas ao jogador Vinícius...

Vereadores de São Mateus repudiam ataques racistas ao jogador Vinícius Jr.

26 de maio de 2023

Vereadores de São Mateus repudiam ataques racistas ao jogador Vinícius Jr.Foto: Divulgação/Secom/CMSM

A reação firme do jogador brasileiro Vinícius Júnior diante aos ataques racistas que vem recebendo nos estádios da Espanha pode ser um divisor de águas no combate ao racismo. Na sessão ordinária desta semana, da Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, os vereadores Paulo Fundão (presidente), Carlinho Simião, Kacio Mendes (vice-presidente) e Ciety Cerqueira (primeira-secretária) manifestaram solidariedade ao atacante do Real Madrid e cobraram providências das autoridades para punição dos casos de racismo.

O presidente da Câmara classificou de “cruel” e “violenta” a forma como Vinícius Jr. foi atacado no jogo contra o Valência. Paulo Fundão listou as primeiras providências tomadas pela organização do futebol na Espanha, como a anulação da polêmica expulsão do brasileiro e a interdição do setor do estádio em que ocorreram as ofensas, além da prisão de racistas. “Isso é só o início. Temos que avançar mais. É inadmissível, nos dias de hoje, que pessoas façam o que tem sido feito”, completou Paulo Fundão, confiante em mudanças para breve.

“Viny Júnior, que está cotado para ser reconhecido como o melhor do mundo, foi desrespeitado pelos torcedores. Temos que acabar com isso. Não podemos ter racismo. Sou contra o racismo”, disse Simião. “Temos que combater esta tragédia. Tem o meu voto de repúdio às torcidas da Espanha, em especial de Valência”, acrescentou.

A vereadora Ciety Cerqueira também protestou com os ataques a Vinícius Júnior, “um menino pobre, que consegue por talento alcançar o seu objetivo”. A parlamentar classificou como “vergonha” os ataques racistas e a expulsão injusta do atacante brasileiro. “Ficam aqui o meu repúdio e a minha indignação”, afirmou Ciety, denunciando também as piadas racistas, inclusive as contadas cotidianamente entre amigos e familiares. A vereadora pediu ainda providências à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que reforce as punições a ataques racistas nas competições nacionais.

O vice-presidente Kacio Mendes conclamou providências duras da parte da Fifa, com punições severas ao Valência e à Seleção Espanhola. “Até que a própria CBF cancelasse qualquer tipo de amistoso, qualquer tipo de vínculo, para que realmente as pessoas reconheçam esse erro e acabe de uma vez por toda com isso pelo mundo afora”, comentou Kacio.



banner
banner