Vereadores aprovam nove indicações na 1ª sessão da Câmara Municipal de São Mateus em 2022
07 de janeiro de 2022Em requerimento, foi aprovado também audiência pública sobre reserva sustentável
Aprovadas por unanimidade na sessão de terça-feira (4), as indicações ao Poder Executivo tratam especialmente de obras de infraestrutura – Foto: Secretaria de Comunicação-CMSM/Divulgação
Na sessão de abertura do ano legislativo, a Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, aprovou um requerimento e nove indicações, de autoria dos vereadores Adeci de Sena, Cristiano Balanga, Delermano Suim, Isael Aguilar, Kacio Mendes e Lailson da Aroeira.
Aprovadas por unanimidade na sessão de terça-feira (4), as indicações ao Poder Executivo tratam especialmente de obras de infraestrutura, como calçamento de ruas, construção e reforma de unidades escolares, perfuração de poço artesiano para abastecimento de água potável e saneamento básico.
No retorno como líder do prefeito Daniel Santana no Legislativo Municipal, o vereador Cristiano indicou o término do calçamento da Travessa Roberto Arnizaut Silvares até o entroncamento com a Rua Copa 70, beneficiando os bairros Nova São Mateus e São Pedro. Balanga defendeu ainda a construção de uma escola de ensino fundamental no condomínio Village, no Bairro Litorâneo.
Segundo o secretário da Câmara Municipal, o vereador Delermano Suim, indicou a revitalização da pracinha do Bairro Jackeline, além de capina e limpeza das ruas do Bairro Sernamby.
O vereador Isael Aguilar apresentou duas indicações beneficiando o Distrito de Itauninhas. Para a Comunidade São Domingos, indicou a perfuração de poço artesiano. Já em Nova Lima, Isael defendeu a reforma do Centro de Educação Infantil Municipal Isabel Rodrigues Vieira.
O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Kacio Mendes, por meio da Indicação 007/2022, propôs a concessão em São Mateus do Programa de Residência Inclusiva, do Governo Federal.
Com atuação forte na zona oeste da cidade, o vereador Lailson da Aroeira apresentou duas indicações: uma para construção de rede de esgotos e galeria pluvial no Bairro Colina e outra para um sistema de drenagem pluvial na Rua Santa Rosa (ponto final), no Bairro Aroeira.
Reserva sustentável
Na mesma sessão inaugural do ano legislativo, a Câmara Municipal aprovou ainda o Requerimento 001/2022, de autoria do vereador Adeci de Sena, para realização de audiência pública sobre o tema: Demarcação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Zona de Amortecimento, referente ao Manguezal de Campo Grande/Barra Nova. Inicialmente, a previsão é de realizar esta audiência pública na Vila do Nativo, possivelmente em fevereiro.
Na defesa do requerimento, Adeci reforçou a importância de ouvir a comunidade impactada, detalhando os impactos no Distrito de Nativo de Barra Nova. O vereador ainda voltou a comemorar a criação da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura.
Valedoitaúnas