Vereadores aprovam homenagem a gestora e Senac de São Mateus, ES
10 de dezembro de 2022Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Por unanimidade, a Câmara de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, aprovou um Voto de Congratulação ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representado pela coordenadora Geovana Piol Boasquives Segato. Aprovada na sessão da última terça-feira (6), a Moção 093/2022 foi proposta pelo segundo-secretário da Câmara Municipal, vereador Delermano Suim. Antes de receber a homenagem, Geovana utilizou a Tribuna Livre e apresentou dados referentes ao desempenho da instituição em São Mateus e região.
A gestora relatou que o Senac atende a mais de 1.000 pessoas por ano na unidade mateense, cuja sede está localizada no pavimento superior do edifício que abriga também o Shopping Popular, defronte o Mercado Municipal Wilson Gomes. Na oferta de qualificação profissional para todos os bairros mateenses e também municípios vizinhos, como Conceição da Barra, Pedro Canário, Montanha, Pinheiros e Jaguaré, o Senac disponibiliza ainda cursos de gratuidade para desempregados, doando todo o material didático e uniforme.
Para formação nas áreas comercial e de estética, o Senac dispõe de estrutura com salas de aula e laboratórios de informática e para cursos de salão de beleza, manicure, depilador, automaquiagem, maquiagem profissional e unhas de gel e de fibra, entre outros. Há ainda capacitações para vendedor, marketing digital e atendimento a empresas, inclusive de grande porte. A gestora lembra que a instituição mantém parcerias com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Empresarial do Litoral Norte (Assenor) e o poder público, em ações de cidadania.
PARLAMENTARES QUEREM PARCERIAS
Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Ao parabenizar a gestora Geovana Segato e o Senac, vereadores manifestaram interesse em aproximar a instituição de organizações comunitárias. Adeci de Sena propôs análise in loco para futura capacitação de comunidades pesqueiras, como Nativo, Campo Grande e Barra Nova. Ciety Cerqueira reforçou a importância da formação profissional para inclusão social.
Cristiano Balanga disse que acionaria a Associação de Moradores do Bairro Esplanada (Seac) para procurar o Senac e avaliar a viabilidade da oferta de cursos na comunidade, que dispõe de centro comunitário com estrutura para formação profissional. Isael Aguilar acrescentou que o Sistema S, do qual faz parte o Senac, tem atuação no Distrito de Itauninhas, com benefícios em especial nas comunidades de Santa Maria, Nova Lima e entorno.
Autor da homenagem a Geovana, o vereador Delermano Suim disse que espera ver o povo qualificado. “Quanto mais se qualifica, mais está apto ao mercado de trabalho”, frisou. “Que esses cursos possam ir até as comunidades e agraciar as pessoas que tenham interesse em se qualificar”.