Vereadora Camila quer segurança nas escolas e creches de Conceição da Barra, ES
07 de março de 2023Vereadora e vice-presidente da Casa, Camila Aparecida Rodrigues Pereira Figueiredo – Foto: Severino Vieira de Paula.
Preocupada com o os altos índices de criminalidade registrados nos educandários em todo o País e municípios vizinhos, a vereadora e vice-presidente da Casa, Camila Aparecida Rodrigues Pereira Figueiredo, apresentou Proposição na Câmara Municipal de Conceição da Barra de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, protocolada em 30 de novembro de 2022, e aprovada por maioria dos vereadores no dia 7 de dezembro de 2022, solicita ao prefeito Walison José Santos Vasconcelos, o Mateusinho, disponibilizar pessoas qualificadas para garantir a segurança nas escolas e creches do município para proteção dos funcionários e alunos.
Essa preocupação, segundo a parlamentar, se torna ainda mais latente quando observamos que as crianças têm entrado em contato com a escola cada vez mais cedo e algumas já chegam a passar mais tempo neste ambiente do que na própria casa. E durante este período as escolas se tornam responsáveis pela integridade física dos alunos.
Camila Aparecida ressalta que a segurança na escola é fundamental para que os alunos se desenvolvam e não tenham traumas. Além disso, para a instituição de ensino é a garantia de mais credibilidade e confiança.
O crescente índice de furtos, assaltos, drogas e sequestros não são mais as únicas ocorrências que motivam a segurança escolar a se fortalecer. A violência já chegou dentro das salas de aula das piores formas possíveis, o que torna a escola um ambiente absurdamente vulnerável se algo não for feito para mudar o cenário.
“Temos acompanhado pela imprensa, fatos estarrecedores de alunos que entram armados nas escolas, onde praticam uma verdadeira chacina, ferindo ou matando professores e colegas de escola dentro dos educandários”, relatou a parlamentar.
“Então, prevenir acidentes causados por quedas ou agressões físicas ou por armas de fogo são aspectos que tangem o ambiente escolar e devem ser a preocupação de todos os educadores e diretores infantis”, concluiu Camila.