Vereadora Camila comemora aprovação de PL que cria custeio financeiro para universitários que frequentam faculdades em outros municípios
25 de abril de 2025Vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, Camila Aparecida Rodrigues Pereira Figueiredo – Foto: Severino Vieira de Paula
A vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, Camila Aparecida Rodrigues Pereira Figueiredo, comemorou a aprovação do Projeto de Lei nº 0242025, de autoria do Poder Executivo municipal em sessão ordinária realizada no último dia 17, na Extensão da Câmara Municipal, em Braço do Rio, em que autoriza a concessão de auxílio financeiro para custeio de transporte à estudantes de cursos superiores e de cursos técnicos, que residem no município e que frequentam faculdade em outras cidades da região.
O PL é uma reivindicação da vereadora Camila atendida pelo prefeito municipal através de Requerimento protocolado na Prefeitura, em que solicita ao Executivo que crie um Programa de Transporte Público Universitário Gratuito para atender aos alunos que cursam faculdade no município de São Mateus.
A projeto aprovado concede um auxílio financeiro mensal de até R$ 300,00 por estudante, beneficiando até 150 alunos de cursos de graduação e 50 de cursos técnicos, e visa mitigar dificuldades enfrentadas pelos estudantes que necessitam se deslocar para municípios vizinhos para frequentar suas aulas.
“Esse auxílio vem para dar condições a muitos estudantes de ingressar na faculdade. Sabemos que a faculdade já é cara e mais o transporte se tornam bastante elevados para as famílias que não têm condições financeiras. Agora, muitas vão ter, e esperamos que os alunos continuem estudando e se formem para atender o nosso povo”, destacou a parlamentar.
Segundo Camila, muitos estudantes enfrentam dificuldades financeiras que comprometem sua continuidade nos estudos, especialmente no que tange aos custos de deslocamento para instituições de ensino situadas em outros municípios. O principal objetivo do programa é prestar assistência financeira direcionada exclusivamente aos estudantes que não têm condições de arcar com sua condução, além de permitir que eles se concentrem mais em seus estudos, aumentando as chances de sucesso acadêmico e assegurar melhores condições de permanência e desempenho acadêmico para estudantes de baixa renda, promovendo inclusão educacional e incentivando a formação profissional.
“Sou conhecedora das dificuldades que os pais e os alunos têm para manter o transporte escolar, e nesse momento o município está auxiliando-os, porque precisamos incentivar a formação dos jovens para que exerçam suas atividades aqui e ajudem o município a se desenvolver. O sacrifício é grande, os gastos também, e as vezes o jovem desanima porque não recebe nenhum incentivo financeiro para continuar. Então, deixo meus parabéns aos estudantes e digo para que continuem lutando na busca pelo sucesso, porque um povo estudado é um povo culto e rico”, finalizou Camila.