Home - Política - Vereadora Camila cobra contratação de mais médicos diante de espera...

Vereadora Camila cobra contratação de mais médicos diante de espera de até 90 dias por atendimento em Conceição da Barra, ES

12 de dezembro de 2025

Vereadora Camila cobra contratação de mais médicos diante de espera de até 90 dias por atendimento em Conceição da Barra, ESVereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, Camila Aparecida Rodrigues Pereira Figueiredo – Foto: Severino Vieira de Paula

A vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, Camila Aparecida Rodrigues Pereira Figueiredo, apresentou requerimento e indicação ao prefeito, Erivan Tavares, solicitando a contratação urgente de novos médicos para atender todas as unidades de saúde do município. A medida, segundo ela, é essencial para reduzir o elevado índice de consulta reprimida e o tempo de espera que, em alguns casos, chega a até 90 dias.

De acordo com a parlamentar, a alta demanda e registros internos das unidades básicas de saúde apontam para uma fila crescente de pacientes que aguardam consulta, o que compromete diretamente o acesso da população ao atendimento primário e especializado.

Camila destaca que a situação fere princípios da administração pública, como eficiência e razoabilidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal, além de contrariar diretrizes da Lei nº 8.080/1990, que assegura a integralidade da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS).

A vereadora ressalta que “o longo tempo de espera não apenas dificulta o diagnóstico precoce, mas pode agravar a doença, levar a complicações graves e, em casos extremos, resultar em óbito”, afirma. Segundo ela, isso é especialmente preocupante para pacientes com doenças crônicas, cardiovasculares, respiratórias e infecciosas.

Diante do quadro considerado “grave e urgente”, a vereadora defende que a contratação de novos médicos é fundamental para compor e ampliar as equipes das unidades de saúde da Sede e dos distritos. Para ela, a medida reduzirá de forma significativa o tempo de espera, fortalecerá o atendimento básico e garantirá mais segurança à população. “Nenhum cidadão pode perder a vida por falta de atendimento oportuno”, conclui.



banner
banner