Vereador mais longevo do país é reeleito em SC e pode chegar a 52 anos de mandato
07 de outubro de 2024Nirdo Artur Luz, conhecido como Pitanta, já soma 12 mandatos consecutivos e 48 anos de cadeira na cidade de Palhoça
Pitanta, o vereador mais longevo do país – Foto: Reprodução/Instagram
Após ser reeleito no pleito deste domingo (6) em Palhoça (SC), o vereador Nirdo Artur Luz (PL), de 70 anos, se tornou o mais longevo do país. Ele iniciou sua trajetória política em 1976 e agora, com 12 mandatos consecutivos e eleito para o 13º, pode ultrapassar a marca de meio século como parlamentar.
Conhecido como " Pitanta", Nirdo foi o segundo parlamentar mais votado no município da região metropolitana de Santa Catarina com 2.252 votos.
Pitanta tinha 22 anos quando se elegeu vereador pela primeira vez, filiado ao Arena. Com o fim da ditadura, em 1985, a sigla passou a se chamar PSD, depois mudou o nome para PFL e, por último, Democratas. Pitanta continuou filiado ao partido até ele se fundir ao PSL, formando o União Brasil. Nestas eleições ele concorreu pelo PL.
Dos 12 pleitos em que se candidatou ao cargo de vereador, Pitanta alcançou a marca de mais votado em 10. A votação mais expressiva foi em 2008, quando ele conquistou 2.833 votos.
(Fonte: iG)