Vereador Adeci vai à Brasília debater demandas de comunidades litorâneas
18 de novembro de 2021Vereador Adeci de Sena, vai participa, em Brasília, do Encontro Nacional de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil, que acontecerá de 20 a 26 deste mês – Foto: Assessoria de Comunicação/CMSM
O vereador Adeci de Sena, de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, confirmou sua participação no Encontro Nacional de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil, que acontecerá de 20 a 26 deste mês em Brasília. A chamada Jornada Nacional de Luta Grito da Pesca 2021 tem como tema: Pescadores e pescadoras artesanais em luta na defesa da pesca artesanal e dos territórios pesqueiros.
Para a participação em Brasília, o vereador estará ausente da sessão legislativa do dia 23. A fim de reforçar a solicitação de liberação de Adeci, a Federação das Associações de Pescadores Profissionais, Artesanais e Aquicultores do Espírito Santo protocolizou ofício dirigido à Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Em pronunciamento na tribuna do Parlamento, Adeci detalhou a importância da luta em defesa das comunidades tradicionais que sobrevivem da pesca e da cata do caranguejo. Líder comunitário em Campo Grande, no Distrito de Nativo de Barra Nova, Adeci de Sena emocionou-se e também emocionou os colegas parlamentares com relatos de sua história de vida.
Ao elencar vitórias, o vereador citou as indenizações recebidas pelos moradores das comunidades litorâneas, decorrentes da luta em prol de reparações pelos efeitos nocivos dos rejeitos minerais que escoaram até o litoral norte capixaba com rompimento de barragens da Samarco, em Mariana, Minas Gerais. Adeci enfatizou inclusive que essas indenizações têm movimentado o comércio mateense nestes tempos difíceis de pandemia.
“Nasci no mangue. Daqui três anos, poderei estar de volta ao mangue”, afirmou Adeci, reforçando o orgulho de sua origem humilde e a força que tem para superar as adversidades na representação das comunidades costeiras.
Adeci lembrou que, além de servidor público, é caranguejeiro, e que foi pioneiro, há 21 anos, na organização do festival em que esse crustáceo é o destaque, atraindo turistas para o litoral sul de São Mateus. “Este caranguejeiro aqui, também lutou e luta pela preservação do manguezal e pela igualdade de direitos das mulheres que, no mangue, garantem a sobrevivência de suas famílias”, completa o vereador.
Emocionados, os vereadores Robertinho de Assis, Lailson da Aroeira, Delermano Suim, Cristiano Balanga, Kacio Mendes e o presidente Paulo Fundão, elogiaram a conduta do colega Adeci de Sena e reforçaram o apoio às lutas encampadas por ele em prol da comunidade. “Não há dinheiro que pague a sua dignidade”, frisou Robertinho. “Você vive o dia a dia com aquele povo, e não está sozinho”, completou Lailson.
Indicações para Guriri
Na mesma sessão legislativa, Adeci apresentou duas indicações dirigidas a Guriri. Na primeira pede que a Guarda Municipal seja disponibilizada para orientar o trânsito na alta temporada de veraneio, especialmente nas festas de virada de ano, Carnaval e também nos feriados prolongados.
A outra indicação diz respeito à construção de um Centro de Atendimento ao Turista, preferencialmente no local da extinta Praça Wilson Gomes, no coração do balneário.
Valedoitaúnas