Verão saudável: alimente-se de forma adequada e evite desidratação
30 de dezembro de 2019O verão chegou com temperatura elevada e isso exige maior atenção com a saúde, principalmente com a alimentação. Com alta temperatura, vários alimentos podem estragar facilmente. Por isso é preciso ter cautela para aproveitar o verão de forma saudável.
Nutricionistas fazem algumas orientações para uma boa alimentação nessa época de calor, para que as pessoas alimentem-se de forma adequada, evitando desidratação e perda de sais minerais.
* Quais bebidas ajudam na hidratação?
Não espere a sede aparecer para beber água, abuse da água de coco e sucos naturais. Picolés de frutas estão permitidos nessa época para todas as idades. Evite o excesso de bebidas alcoólicas, pois elas desidratam e são calóricas. Observe a cor da sua urina, se estiver clara é sinal de boa hidratação.
* Quais frutas?
Todas as frutas são liberadas. A melancia é aliada da hidratação e ajuda a manter a pele saudável. O abacaxi é rico em vitamina A e C, possui ação desintoxicante e refrescante. A manga é uma fruta energética e rica em betacaroteno, ajuda a manter o bronzeado em dia.
* O que evitar?
Se precisar comprar algo na praia, verifique a validade e evite sanduíches, camarões, salgados e alimentos expostos em geral. Boas opções pra levar na bolsa: castanhas, frutas higienizadas e suco natural.
* No dia a dia?
Busque fazer no mínimo quatro refeições por dia: desjejum, almoço, lanche e jantar. Procure comer carnes magras, peixes ou ovos, alimentos integrais, frutas, verduras e legumes.
* Quais alimentos bons para a pele?
Frutas e legumes de cor amarela ou alaranjada favorecem o bronzeado. Cenoura, beterraba e folhosos verde escuros (couve, agrião, rúcula e brócolis) também são alimentos que protegem a pele no verão.
(*Sesa/PMVV)
Foto: Divulgação