Veja os impactos das chuvas no Espírito Santo
01 de dezembro de 2022Nesta quinta-feira (1º) as cidades de Viana e Cariacica, foram algumas das mais afetadas
Foto: Ana Carolina Monteiro/TV Vitória
O Espírito Santo amanheceu com mais chuva e ainda mais prejuízos. Nesta quinta-feira (1º) as cidades de Viana e Cariacica, foram algumas das mais afetadas. Sobre o volume de chuva, o último boletim da Defesa Civil do Espírito Santo, aponta que Viana registrou 170,2 mm de chuva nas últimas 24 horas e Cariacica, 123,78 mm.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é possível que as chuvas continuem no Estado até a próxima terça-feira (6).
Segundo as análises preliminares da Coordenação de Meteorologia do instituto, as chuvas devem ocorrer de forma intermitente, ou seja, em alguns momentos do dia.
Cariacica
Em bairros como Vista Dourada, Bubu e Santo André, a água se acumulou nas ruas e, em alguns trechos, sendo que não era possível ver a diferença entre o asfalto e a calçada.
Tendo em vista a magnitude dos impactos, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, decretou situação de emergência no município. A publicação foi divulgada em edição extra do Diário Oficial nesta quarta-feira (30).
Com a situação de emergência decretada, a administração municipal poderá fazer aquisições emergenciais sem o uso de licitação, por exemplo, além de convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos possíveis desastres e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.
Foto: Leitor/Whatsapp Folha Vitória
Uma cena inusitada foi registrada na manhã desta quinta-feira (01) por moradores do bairro Oriente, em Cariacica. Após fortes chuvas, uma cobra foi avistada se arrastando pelas ruas da região.
Imagens de um vídeo que circula na internet, filmado na manhã desta quinta-feira (1º), mostra moradores da região de Santo André, em Cariacica, precisando da ajuda de uma corda para atravessar a enchente no local.
Viana
Por conta da forte chuva, o município de Viana sofre com deslizamentos de terra, alagamento e interdições em rodovias importantes e em diferentes pontos da cidade.
No bairro Vila Belém, houve o desabamento de uma residência, na madrugada desta quinta-feira. As equipes do Corpo de Bombeiros tentaram socorrer as vítimas. Um idoso morreu e a idosa foi socorrida.
Viana decreta estado de calamidade e aulas são suspensas após fortes chuvas
Devido às fortes chuvas que atingiram o município nas últimas 24 horas, a Prefeitura de Viana decretou estado de calamidade pública na cidade.
Por conta disso, o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON) já foi estabelecido e o município, por meio do Comitê Municipal de Proteção e Defesa Civil, está em alerta para socorro, assistência e restabelecimento, de forma a reduzir os danos e prejuízos decorrentes de um desastre.
Por conta do decreto de calamidade, escolas da rede municipal tiveram aulas suspensas. Órgãos da administração pública estão voltados ao atendimento de comunidades atingidas pelas chuvas e foram instituídos 17 pontos de abrigos em unidades escolares da cidade.
Rio Bananal
Longe da Grande Vitória, em Rio Bananal, ao Nordeste capixaba, registros flagraram situação que sai do controle.
Linhares
Um muro desabou em cima de várias casas, no bairro Aviso, no município de Linhares, nesta quinta-feira (1º).
Acionado, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado e, ao chegar ao local, a equipe constatou que não havia vítimas.
Foto: Secom/Felipe Reis
(Fonte: Folha Vitória)