Vale resgata os 39 funcionários de mina subterrânea no Canadá
29 de setembro de 2021Empregados da mineradora brasileira ficaram presos no domingo, após um acidente que danificou o elevador de transporte da mina subterrânea em Sudbury, Ontário, que produz níquel
Imagem área da mina de Totten, no Canadá – Foto: Vale/Divulgação
A Vale anunciou na manhã desta quarta-feira (29) que todos os 39 funcionários que ficaram presos na mina subterrânea Totten, no Canadá, foram resgatados e estão em superfície.
"O resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem", informou a empresa, em comunicado.
Os 39 empregados ficaram presos no domingo (26), após um acidente que danificou o elevador que transporta os funcionários para dentro e para fora da mina subterrânea, que produz níquel.
No momento do acidente, os trabalhadores estavam a uma profundidade entre 900 e 1,2 mil metros. Eles precisaram saíram da mina por meio de um sistema de escada de saída secundária.
Nenhum dos mineiros que ficaram presos é brasileiro.
"Gostaria de parabenizar nossa equipe de resgate", disse o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, que foi a Sudbury, em Ontário, e encontrou com os empregados e a equipe de resgate. “Esta é uma grande notícia vinda de circunstâncias muito difíceis”, acrescentou.
A mineradora brasileira afirmou que vai fazer uma investigação, "para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente".
"Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou", disse Bartolomeo. "Todos estão seguros agora".
A produção na mina está temporariamente suspensa.
Interior da mina Totten, no Canadá, em imagem de 2014 – Foto: Maestro Digital/Divulgação
O acidente
Os trabalhadores ficaram presos após um acidente danificar na tarde de domingo o eixo do meio de transporte (espécie de elevador) entre a superfície e o subsolo.
Segundo a Vale, uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina se desprendeu, bloqueando um acesso e deixando o elevador inoperante.
Os empregados saíram da mina com o apoio da equipe de resgate da Vale por meio de um sistema de escada de saída secundária.
A mina Totten entrou em operação em fevereiro de 2014. O projeto prevê a a produção de cobre, níquel e metais preciosos ao longo de 20 anos.
A Vale possui 6 minas na região da bacia de Sudbury. A companhia tem cerca de 4 mil funcionários na área, sendo cerca de 200 na mina Totten.
Nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten produziu 3.600 toneladas de níquel no local.
Valedoitaúnas (G1)