Vacina Coronavac tem 90% de eficácia em testes contra vírus
16 de junho de 2020Anúncio foi feito pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, que firmou parceria com o Instituto Butantan
Anúncio da parceria do Instituto Butantan com a empresa chinesa foi feito na última semana – Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Anunciada pelo governo do Estado de São Paulo no último dia 11 com o nome de Coronavac, a vacina contra o Covid-19 que será produzida em parceria pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinova Biotech apresentou novos dados satisfatórios no combate ao vírus: nas duas primeiras fases de testes, ela teve eficácia de 90% contra a doença.
Segundo informações da agência Bloomberg, a Sinovac apontou que os testes realizados comprovaram a segurança da vacina, além da capacidade de criar anticorpos no sistema imunológico dos candidatos, confirmando seu alto potencial. No comunicado, divulgado em coletiva de imprensa no último domingo (14), a empresa revelou também que não houve efeitos colaterais severos.
Os dados são dos resultados das duas primeiras fases de testes, realizadas na China. Ao todo, 743 pessoas com idades entre 18 e 59 anos participaram do processo e a expectativa é de que outras informações ainda possam ser divulgadas destes procedimentos, visto que um segundo grupo também recebeu as doses de vacina cerca de 28 dias depois do primeiro.
A vacina da Sinovac, ao lado da pesquisa realizada pela AstraZeneca na Universidade de Oxford, no Reino Unido, é uma das mais adiantadas no processo de criação de uma "arma" a ser utilizada no combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Ambas devem realizar a fase três dos testes, em que o vírus será inoculado em candidatos, no Brasil, segundo país mais atingido pela Covid-19, atrás apenas dos EUA.
Valedoitaúnas/Informações iG