Uva-passa: Conheça os prós e os contra da fruta polêmica
09 de julho de 2024Conheça as propriedades da frutinha desidratada que divide opiniões nas festas de fim de ano, especialmente na Ceia de Natal, e veja vídeo com receita proteica e fácil de chocotone com passas no micro-ondas
Existem vários tipos de uvas-passas diferentes que podem colorir a ceia de Natal - EU Atleta – Foto: Diulgação
Ao passarem por um processo de desidratação, as tradicionais uvas se tornam menores, têm sua cor modificada para um tom mais escuro e ficam com um aspecto e textura de alimento enrugado: e assim nascem as uvas-passas, que nada mais são do que frutas secas, especificamente uvas desidratadas. Esse processo pode ser realizado nos mais variados tipos de uvas. E em todas, elas dividem opiniões na ceia de Natal: há quem ame e quem odeie! De toda maneira, a uva passa inunda as mesas das festas nessa época do ano e o EU Atleta conversou com a Nutricionista Ana Paula Arantes para entender melhor as propriedades dessa frutinha seca idolatrada por uns e odiada por outros.
Segundo a especialista, a uva-passa pode ser uma excelente aliada na melhora da função intestinal, porque é rica em fibras solúveis e em frutooligossacarídeos - prebióticos, capazes de trazerem benefícios à microbiota intestinal. Além disso, também são fonte de ácido tartárico, um ácido que é fermentado pelas bactérias boas do intestino, auxiliando assim, na melhora do funcionamento intestinal.
-- A uva-passa não é uma fruta com muito açúcar, mas ao passar pelo processo de desidratação, ela acaba perdendo muita água e deixando o carboidrato muito mais concentrado em poucos gramas da fruta. Em 100g de uva passa podemos encontrar em média 73g de carboidrato, ou seja, temos 70% da composição de frutose. Ela também possui uma boa quantidade de fibras em sua composição. Em 100g da fruta, temos em média 5g de fibras -- explica a nutricionista.
Nutrientes, benefícios e contraindicações da uva-passa
Tabela nutricional da uva-passa
Quantidade |
Calorias |
Carboidrato |
Proteína |
Lipídeos |
Fibras |
Porção de 100g |
300 Kcal |
73g |
3g |
1g |
5g |
Fonte: Nutricionista Ana Pauta Arantes
A uva-passa fornece micronutrientes e minerais como: ferro, potássio e boro.
O boro tem um importante papel na saúde dos ossos e das articulações, além de acelerar a cicatrização de feridas e melhorar o desempenho cognitivo.
A uva-passa também contém vitamina C e vitaminas do complexo B.
Contém diversos compostos fenólicos, como as antocianinas e glicosídeos flavonóis, tem propriedades antioxidante, propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.
Sua casca contém resveratrol, que é um antioxidante que é relacionado com benefícios ao sistema cardiovascular.
Os flavonóides presentes na uva-passa também têm uma ação vasodilatadora, que previne o envelhecimento precoce e a multiplicação de células cancerígenas, além de estimular as funções hepáticas e o sistema digestivo.
As catequinas, flavonóides, antocianinas e ácidos fenólicos presentes na fruta desidratada possuem uma importante atividade antioxidante.
Por fornecer uma boa fonte de potássio, ela deve ser contraindicada para pacientes com insuficiência renal crônica.
Toda fruta seca é concentrada em açúcar. Por isso, enquanto 100g de uvas têm em torno de 70 kcal, o mesmo peso em uvas-passas chega a 300 kcal, o que indica um consumo com moderação.
De acordo com a nutricionista, as uvas-passas ainda podem ser uma excelente fonte de energia para ser utilizada como pré-treino e intra-treino, já que a fruta oferece uma grande quantidade de carboidrato, possui alto índice glicêmico e é prática para o consumo. Pequenas quantidades de uva-passa antes ou durante os treinos podem auxiliar na melhora de performance de corridas ou pedais longos, além de outros tipos de treinos de alta intensidade.
(Fonte: globo.com)