Um terço dos deputados estaduais do ES são pré-candidatos; veja quem são os suplentes
13 de julho de 2024O Folha Vitória levantou quem são os suplentes dos nove pré-candidatos a prefeito que podem assumir na Assembleia Legislativa. Saiba mais!
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Um terço da Assembleia Legislativa do Espírito Santo está interessada em concorrer nas eleições municipais deste ano. No total, nove dos trinta deputados estaduais pleiteiam prefeituras.
O Folha Vitória levantou quem são os suplentes dos nove pré-candidatos a prefeito.
Esta semana, o suplente do deputado estadual licenciado João Coser (PT) assumiu sua vaga por 120 dias. Julio da Fetaes (PT), suplente de Coser, pode ficar por mais dois anos na Assembleia Legislativa se o petista ganhar a eleição em Vitória.
“A lista de suplência é formada quando da proclamação do resultado da eleição. A mudança de partido do primeiro da lista (o eleito) não muda a sequência de substitutos”, explica o advogado eleitoral Luciano Ceotto.
Assim, em casos como o de Zé Preto (PP), eleito pelo PL, e Adilson Espíndula (PSD) que foi eleito pelo PDT, quem ficaria com a vaga seria o suplente do partido original.
Zé Preto e Danilo Bahiense (PL) disputam a mesma vaga, a de prefeito de Guarapari. Se um dos dois for eleito, pode ser substituído por Igor Elson (PL), que é pré-candidato na Serra.
Capitão Assumção (PL), que é candidato em Vitória pode ter o mesmo suplente. Se mais de uma pessoa do PL for eleita, o segundo suplente é o pré-candidato do partido em Venda Nova, Rafael Monteiro.
No caso de Adilson Espíndula, se ele for eleito em Santa Maria de Jetibá, quem assume é o ex-deputado Alexandre Quintino.
Se Pablo Muribeca (Patriota) ganhar para comandar a Serra, a vaga na Assembleia Legislativa fica com um velho conhecido dos parlamentares: o ex-deputado Doutor Hércules (Patriota), que já teve quatro mandatos na Casa.
Lucas Scaramussa (Podemos) concorre em Linhares, e quem pode ocupar o cargo é o vereador canela-verde Anadelso Pereira (Podemos). Camila Valadão (Psol), também pré-candidata em Vitória, abre espaço para um suplente da Rede, Fabio Duarte.
Já em Cachoeiro, se o deputado Theodorico Ferraço (PP) for eleito, a vaga dele fica com o ex-parlamentar Marcos Madureira (PP).
(Fonte: Folha Vitória)