TSE decide que Ibitirama, ES, tenha nova eleição para prefeito
28 de abril de 2022Segundo o TSE, o eleito em 2020, Paulo Lemos, foi considerado inelegível e não poderia ter se candidatado
Paulo Lemos, prefeito de Ibitirama, teve o registro de candidatura indeferido pelo TSE – Foto: Prefeitura de Ibitirama/Divulgação
Na sessão de julgamentos desta quinta-feira (28), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, manter o indeferimento do registro de candidatura do prefeito de Ibitirama, Espírito Santo, Paulo Lemos (PSD), eleito em 2020.
Com a decisão, os votos serão anulados e, consequentemente, serão realizadas novas eleições. A data do novo pleito ainda não foi definida.
O julgamento confirmou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), que negou o registro em razão de inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa.
De acordo com o TSE, Barbosa teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em decorrência de irregularidades em convênio firmado entre a União e a prefeitura.
No caso, o TCU concluiu que houve superfaturamento em licitação para aquisição de um veículo para ser transformado em unidade móvel de saúde.
O TSE decidiu que o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Ailton Vein (PSDB), deve assumir o cargo, em caráter provisório, até que ocorra a eleição do novo prefeito.
Na manhã desta quinta (28), a Prefeitura de Ibitirama publicou um vídeo em rede social em que Paulo Lemos se despedia do cargo. Ele não citou a decisão do TSE e nem o teor das acusação e disse que deixaria o cargo para fazer um tratamento de saúde.
"Faço uma iniciação de renúncia de mandato e eu justifico que eu tenho que fazer um tratamento médico que eu já adiei muito", disse o político.
Valedoitaúnas (g1 ES)