Trump paralisa ajuda humanitária a agência da ONU no Brasil
27 de janeiro de 2025Entidade que auxilia refugiados no país estima que milhares de pessoas ficarão sem acesso a serviços de saúde e alimentação
Ajuda humanitária para refugiados no Brasil é suspensa por Trump – Foto: Eyad BABA/Reprodução/iG
O governo de Donald Trump paralisou por 90 dias o auxílio que era repassado a uma agência da Organização das Nações Unidas ( ONU) que ajuda imigrantes e refugiados em 14 estados brasileiros.
Com isso, diversas ações da Organização Internacional para as Migrações (OIM), o braço da ONU para o tema, ficarão paralisadas. A estimativa é a de que milhares de pessoas ficarão sem acesso a regularização de residência temporária no Brasil, ou seja, sem acesso a serviços de saúde e alimentação.
Endurecimento
A medida de Trump foi tomada na última segunda-feira (20), quando o presidente americano estabeleceu a suspensão imediata de financiamentos para assistência humanitária.
Refugiados venezuelanos
O panorama atinge diretamente o programa Operação Acolhida, que recebe refugiados da Venezuela. Desde 2018, as ações de acolhimento que ocorrem em Roraima dependem quase totalmente de verbas americanas. Cerca de mais de 400 imigrantes venezuelanos chegam diariamente a Pacaraima, cidade brasileira que tem fronteira com o país vizinho.
(Fonte: iG)