Home - Mundo - Tripulação do Titan sabia da implosão 48 segundos antes, diz...

Tripulação do Titan sabia da implosão 48 segundos antes, diz engenheiro: ‘Filme de terror’

09 de julho de 2023

Estudo feito por um especialista espanhol revela que veículo afundou sem controle por conta de uma falha elétrica

Tripulação do Titan sabia da implosão 48 segundos antes, diz engenheiro: ‘Filme de terror’Implosão do Titan tirou a vida de cinco pessoas – Foto: Reprodução/Oceangate

A tripulação do Titan, submersível da empresa OceanGate, pode ter percebido a eminente implosão cerca de um minuto antes do incidente no fundo dos mares do Atlântico Norte.

Segundo o engenheiro José Luis Martín, em estudo feito para o site espanhol Nius, o veículo afundou sem controle durante 48 a 77 segundos. Nesse momento, a tripulação já saberia da provável implosão do submersível, que ocorreu momentos depois.

O especialista em submarinos afirma que o Titan teve uma queda livre de cerca de 900 m até a implosão, que aconteceu em uma profundidade de cerca de 2.000 m.

Para Martín, uma falha elétrica no início da descida pode ter sido o estopim para a perda de controle do submersível. O engenheiro descreve os momentos sem controle como um “filme de terror”.

“O Titan muda de posição e cai como uma flecha na vertical, porque os 400 kg de passageiros desequilibram o submarino. O medo e a agonia. Tinha que ser como um filme de terror”, explica o especialista. “Nesse período de tempo, eles estão percebendo tudo. E também em completa escuridão”.

O incidente tirou a vida dos paquistaneses Shahzada e Suleman Dawood, do britânico Hamish Harding, do francês Paul-Henrri Nargeolet e do americano Stockton Rush.

(Fonte: R7)



banner
banner