Tremor de terra é registrado no Noroeste do ES
13 de maio de 2021Sismo aconteceu em Águia Branca e foi sentido no distrito de Lajinha, em Pancas. Tremor foi registrado em por três estações da Rede Sismográfica Brasileira
Tremor de terra foi registrado em Águia Branca, no Noroeste do ES – Foto: Divulgação
Um pequeno tremor de terra foi registrado no município de Águia Branca, no Noroeste do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (12). O sismo não causou danos materiais e ninguém se feriu.
O evento de magnitude 1.3 (MLv), considerada baixa, foi registrado por três estações da Rede Sismográfica Brasileira e analisado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb).
Mapa com a localização do tremor de terra registrado em Águia Branca – Foto: Divulgação/Observatório Sismológico
Sem entender a causa do tremor de terra, os moradores acionaram a Defesa Civil do município. De acordo com o coordenador do órgão, Leandro Rocha, a suspeita era de que detonações de pedras estariam sendo feitas próximas a localidade.
“Mas aqui em volta de Lajinha não encontramos nenhum tipo de implosão de terra ou desplacamento de rocha”, contou.
Professor da UnB explicou tremor de terra no Noroeste do ES – Foto: Reprodução
O professor do Observatório Sismológico da UnB George Sand explicou que os registros de tremores de terra na região são comuns. No entanto, a baixa magnitude dos sismos tornam eles, na maior parte das vezes, imperceptíveis à população.
“Essa região tem algumas ocorrências de tremores que, na maioria dos casos, são imperceptíveis para a população. Esse só foi sentido por ter acontecido próximo a uma região com casas. É uma atividade que acontece na região e na maioria dos casos nessa magnitude”, explicou.
O casal de aposentados Elza e Reinaldo Spamer contou que já sentiu um tremor de terra na localidade há cerca de 10 anos.
“A gente sentiu naquela época e agora de novo. Agora foi mais fraco. Foi um susto”, contou a mulher.
Tremor de terra foi registrado na localidade de Lajinha, em Pancas – Foto: Reprodução/TV Gazeta
Valedoitaúnas/Informações G1 ES