Home - Geral - Tremor de terra é registrado no Noroeste do ES

Tremor de terra é registrado no Noroeste do ES

13 de maio de 2021

Sismo aconteceu em Águia Branca e foi sentido no distrito de Lajinha, em Pancas. Tremor foi registrado em por três estações da Rede Sismográfica Brasileira

Tremor de terra é registrado no Noroeste do ESTremor de terra foi registrado em Águia Branca, no Noroeste do ES – Foto: Divulgação

Um pequeno tremor de terra foi registrado no município de Águia Branca, no Noroeste do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (12). O sismo não causou danos materiais e ninguém se feriu.

O evento de magnitude 1.3 (MLv), considerada baixa, foi registrado por três estações da Rede Sismográfica Brasileira e analisado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb).

Tremor de terra é registrado no Noroeste do ESMapa com a localização do tremor de terra registrado em Águia Branca – Foto: Divulgação/Observatório Sismológico

Sem entender a causa do tremor de terra, os moradores acionaram a Defesa Civil do município. De acordo com o coordenador do órgão, Leandro Rocha, a suspeita era de que detonações de pedras estariam sendo feitas próximas a localidade.

“Mas aqui em volta de Lajinha não encontramos nenhum tipo de implosão de terra ou desplacamento de rocha”, contou.

Tremor de terra é registrado no Noroeste do ESProfessor da UnB explicou tremor de terra no Noroeste do ES – Foto: Reprodução

O professor do Observatório Sismológico da UnB George Sand explicou que os registros de tremores de terra na região são comuns. No entanto, a baixa magnitude dos sismos tornam eles, na maior parte das vezes, imperceptíveis à população.

“Essa região tem algumas ocorrências de tremores que, na maioria dos casos, são imperceptíveis para a população. Esse só foi sentido por ter acontecido próximo a uma região com casas. É uma atividade que acontece na região e na maioria dos casos nessa magnitude”, explicou.

O casal de aposentados Elza e Reinaldo Spamer contou que já sentiu um tremor de terra na localidade há cerca de 10 anos.

“A gente sentiu naquela época e agora de novo. Agora foi mais fraco. Foi um susto”, contou a mulher.

Tremor de terra é registrado no Noroeste do ESTremor de terra foi registrado na localidade de Lajinha, em Pancas – Foto: Reprodução/TV Gazeta

Valedoitaúnas/Informações G1 ES



banner
banner