TRE-ES suspende eleição suplementar marcada para 21 de junho, em Conceição da Barra
13 de maio de 2020Tribunal decidiu no começo da noite desta quarta que pleito previsto para o dia 21 de junho não deve ocorrer em função da pandemia do novo coronavírus
Pleno do TRE-ES se reuniu de forma virtual – Foto: Reprodução/Youtube
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES), desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, decidiu suspender a eleição suplementar de Conceição da Barra, Norte do Espírito Santo, prevista para o dia 21 de junho.
A decisão foi referendada pelos desembargadores do tribunal em sessão virtual do Pleno do TRE-ES. A suspensão foi devido à pandemia do novo coronavírus.
"Estamos diante de uma situação de exceção por causa da pandemia que assola o país e com base em alguns casos já apreciados pelo TSE. Como a pandemia não recuou como esperávamos, seria muito arriscado continuar com a eleição em Conceição da Barra", disse o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior.
O TRE-ES decidiu afastar o prefeito de Conceição da Barra, Francisco Bernhard Vervloet, o Chicão (PSDB) e o vice, Jonias Dionízio Santos (Pros), por abuso de poder. A cassação definitiva aconteceu em 12 de março.
Antes de ser eleito prefeito, Chicão era secretário de Assistência Social. Ele foi acusado de conduta indevida, por estar à frente de um programa social que oferecia cursos de qualificação profissional, o que é proibido pela legislação.
Com a cassação de Chicão, o então presidente da Câmara Municipal, Walison José Santos Barcelos, o Mateusinho, foi empossado pelo Legislativo, no cargo de prefeito de Conceição da Barra.
Caso o TER-ES não marque outra data para a realização de nova eleição, Mateusinho deverá ocupar o cargo até de 31 dezembro.
Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória