Todos os países da União da Europeia têm casos confirmados de Covid-19
10 de março de 2020Todos os países da União Europeia registraram casos de Covid-19; já há 4 mil mortes em todo o mundo, a maior parte está na China
Mulher usa máscara contra o novo coronavírus enquanto anda de bicicleta em Milão, no norte da Itália, nesta quarta (4) – Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters
Todos os 27 países da União Europeia (UE) tiveram ao menos um caso confirmado de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. Dentro do bloco, a Itália é o país que mais registrou casos da doença, com ao menos 7.375, segundo o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC).
No país do mediterrâneo, já foram contabilizadas ao menos 366 mortes, de acordo com o levantamento mais recente do ECDC. A França é o segundo país com mais casos confirmados dentro da UE, são 1.126 e 15 mortes. A Alemanha se aproxima dos mil casos (902).
Na segunda-feira (9), o Chipre confirmou seus dois primeiros casos de Covid-19. Foi o último país do bloco a identificar pacientes com a doença. Os dados ainda não foram contabilizados pelo centro europeu, mas foram confirmados pelo governo local.
Destaques desta terça, às 8h30:
· Todos os países da UE têm ao menos um caso confirmado de Covid-19
· Número de mortos ultrapassam os 4 mil em todo o mundo, a maior parte deles na China
· São 3.140 mortes na China e ao menos 80.924 casos confirmados
· Presidente do Parlamento Europeu se põe em quarentena por coronavírus
· No resto do mundo há outros 33.204 casos confirmados e mais de 870 mortes
· Presidente chinês visitou a cidade de Wuhan, epicentro da epidemia do novo coronavírus
· Em uma Itália isolada, o Papa Francisco pediu aos padres que visitem os doentes
· Casos no Irã sobem para 8.042 e há ao menos 54 mortes pela doença
Visita presidencial
Presidente da China visita Wuhan, epicentro do novo coronavírus – Foto: Reprodução
O presidente da China, Xi Jinping, chegou nesta terça-feira (10) à cidade de Wuhan, em sua primeira visita ao local apontado como epicentro da epidemia do novo coronavírus. A cidade da região central do país, capital da província de Hubei, está totalmente isolada desde 23 de janeiro.
Em Wuhan, Xi Jinping se reunirá com o pessoal médico da linha de frente ao combate à epidemia, militares, voluntários, policiais, pacientes e moradores.
Autoridades infectadas
David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu, em evento no dia 9 de março de 2020 – Foto: François Walschaerts/AFP
A crise do Covid-19 na Europa se espalhou entre autoridades de governos europeus nesta terça. O presidente da Eurocâmara, o italiano David Sassoli, decidiu exercer seu cargo de casa “por precaução”, depois de passar o fim de semana na Itália, país mais afetado pelo coronavírus na Europa.
O deputado espanhol de extrema-direita, Javier Ortega Smith, foi diagnosticado com coronavírus e ele e seus 51 colegas do partido Vox trabalharão de casa. Na segunda-feira (9). O ministro da Cultura da França, Franck Riester, foi infectado com a doença, segundo veículos de imprensa franceses.
O presidente de Portugal está em isolamento depois de ter entrado em contato com estudantes de uma escola com um caso confirmado de novo coronavírus. Todas as atividades públicas de Marcelo Rebelo de Sousa estão suspensas por duas semanas.
Restrições em países
Hong Kong vai colocar todos os visitantes que vierem da França, Alemanha e Japão em quarentena por duas semanas. Segundo o consulado francês neste território semi-autônomo da china, a medida do governo local foi tomada para prevenir novos casos de Covid-19.
A Áustria anunciou que irá limitar a entrada de pessoas que tenham passado pelo norte da Itália, a medida obrigará que viajantes apresentem um certificado médico comprovando não estar infectado pelo novo coronavírus.
Visita aos doentes
O Papa Francisco pediu aos padres que visitem os infectados pelo novo coronavírus. O pedido foi feito um dia depois do governo da Itália ter solicitado que os italianos limitem seus deslocamentos e evitem contato com os pacientes.
Papa Francisco celebrou missa nesta terça-feira (10) sozinho na capela de Santa Marta, no Vaticano, como parte de medidas de precaução contra a propagação do novo coronavírus – Foto: Vatican Media/AFP
“Peçamos ao Senhor também por nossos sacerdotes, para que tenham o valor de sair e visitar os enfermos, levando a força da palavra de Deus e da Eucaristia, e de acompanhar os médicos e voluntários no trabalho que realizam junto aos pacientes”, disse Francisco, durante a missa matinal em sua residência, a casa Santa Marta.
Nesta terça-feira (10), a praça São Pedro do Vaticano estava relativamente vazia. A maioria das pessoas caminhava sem máscara de proteção.
O governo italiano publicou na segunda-feira um novo decreto que amplia a todo o país as medidas excepcionais de confinamento adotadas no domingo para 15 milhões de pessoas na região norte. Todas as medidas permanecerão em vigor até 3 de abril.
Itália vive 1º dia de total isolamento para tentar conter epidemia do coronavírus – Foto: Reprodução
Valedoitaunas/Informações G1