Tendência? Pessoas estão comendo flocos de isopor de embalagens
11 de março de 2025Usuários de rede social afirmam que item biodegradável pode servir de lanche, apenas por dissolver na boca, em contato com a saliva. No entanto, especialistas condenam o ato
Usuários de redes sociais estão comendo isopor de embalagens – Foto: Reprodução/TikTok/@jabbitabbit
Ao buscar “comendo isopores de embalagem” (eating packing peanuts, em inglês) no TikTok, alguns vídeos com o ato surgirão na tela – inclusive, com receitas para apreciar o item não comestível.
Conforme reportado pelo jornal New York Post, os usuários da rede passaram a afirmar que esses isopores biodegradáveis são o “lanche perfeito para a hora de dormir”, apena por dissolverem na boca, em contato com a saliva.
“Alguém sabia que os isopores de embalagem são comestíveis?”, questionou em vídeo já deletado, a jovem que aparece na imagem acima. “Biodegradável não significa comestível”, lembrou um comentarista do conteúdo.
Afirmação encontra sustentação entre especialistas, segundo o New York Post. Na melhor das hipóteses, segundo eles, a pessoa que ingere o material pode apresentar inchaço abdominal, dores e gases. Na pior, pode ocorrer a formação de um carcinógeno ligado ao câncer.
Em entrevista site Delish, a enfermeira Angelica McGough, acrescentou que o calor excessivo para produzir o isopor em questão causa a formação de acrilamida, um agente cancerígeno: “A inalação de vapores de cozinha e o consumo de óleos aquecidos estão associados ao câncer de pulmão, mama, colorretal e próstata”, completa.
(Fonte: R7)