Home - Geral - Taxa de transmissão no Brasil cai e estabilização se aproxima...

Taxa de transmissão no Brasil cai e estabilização se aproxima

01 de setembro de 2020

Pesquisadores da Imperial College que calculam taxa de transmissão pedem que número seja recebido com cautela por brasileiros

Taxa de transmissão no Brasil cai e estabilização se aproximaPesquisadores pedem cautela diante de taxa de transmissão possivelmente decaindo – Foto: Ricardo Moraes/Reuters/BBC

De acordo com novo relatório da Imperial College, o Brasil apresentou queda na taxa de transmissão da Covid-19 e fechou abaixo de 1. O número calculado pelos cientistas é de 0,94 nesta semana.

O índice aponta para o número de pessoas que a pessoa contaminado é capaz de transmitir a doença causada pelo novo coronavírus. No entanto, se o indicador é menor que 1 há uma indicação de que a pandemia pode estar desacelerando.

Os pesquisadores da universidade britânica reforçam que, mesmo com a queda, ainda não é possível afirmar com certeza em qual ritmo a transmissão está operando neste momento. Na última semana, este número estava acima de 1.

A última vez que o Brasil registrou taxa de transmissão menor que 1 foi em abril, quando atingiu 0,98. Logo, o número mais recente é o menor registrado pelo País desde o início da pandemia.

A universidade também pede que este número seja recebido com cuidado. Isto porque existe no momento uma variação de número de mortes e de casos de Covid-19 no Brasil. A nova notificação do Ministério da Saúde foi um dos causadores desta diferenciação.

Valedoitaúnas/Informações iG



banner
banner