Home - Mundo - Talibã anuncia 'anistia geral' e faz apelo a mulheres no...

Talibã anuncia 'anistia geral' e faz apelo a mulheres no Afeganistão

17 de agosto de 2021

Afegãos tentam retomar a vida em Cabul, mas poucas mulheres saem às ruas da capital (agora comandada pelo grupo extremista). Talibã pediu que funcionários públicos voltem ao trabalho

Talibã anuncia 'anistia geral' e faz apelo a mulheres no AfeganistãoComércio afegão após a tomada pelo Talibã - Foto: Hoshang Hashimi/AFP

O Talibã anunciou uma "anistia geral" em todo o Afeganistão nesta terça-feira (17) e pediu às mulheres que se juntem ao seu governo, em uma tentativa de convencer a população de que o grupo mudou.

O grupo extremista disse que todos "devem retomar sua vida cotidiana com total confiança" e pediu aos funcionários públicos que voltem a trabalhar normalmente.

Os extremistas estão tentando se mostrar como mais moderados do que quando comandaram o país, entre 1996 e 2001, e adotaram uma visão extremamente rigorosa da lei islâmica, impondo diversas restrições sobretudo às mulheres, que eram impedidas de trabalhar e estudar.

Mas muitos afegãos continuam céticos. Os mais velhos se lembram das visões islâmicas ultraconservadoras que também incluíam apedrejamentos, amputações e execuções públicas.

Mesmo assim, os afegãos tentam retornar à vida normal em Cabul nesta terça. Muitas lojas reabriram, o tráfego era intenso e as pessoas voltaram às ruas da capital.

Mas as pessoas ainda têm medo, principalmente as mulheres, que em sua maioria não se arriscam a sair. Talibãs organizam o fluxo de veículos nas ruas e instauraram postos de controle na cidade.

Volta ao poder

Os insurgentes voltaram ao poder com uma ofensiva relâmpago, conquistando todas as províncias e a capital Cabul em menos de duas semanas. Muitas cidades caíram sem lutar, e o presidente afegão, Ashraf Ghani, fugiu do país.

A tentativa de volta à vida "normal" ocorre um dia após cenas de caos e mortes serem registradas no aeroporto da capital, com milhares de pessoas invadindo a pista para tentar fugir do país.

Em meio ao desespero, afegãos entraram em aviões estacionados e se agarraram a aeronaves prestes a decolar.

Talibã anuncia 'anistia geral' e faz apelo a mulheres no AfeganistãoAfegãos desesperados invadem aeroporto de Cabul e se agarram a avião para fugir do Talibã – Foto: Reprodução

Valedoitaúnas (G1)



banner
banner