Suzano promove nova edição da campanha Amigos(as) da Vida para doação de sangue no Espírito Santo
11 de junho de 2026Ação será realizada no próximo sábado (13), em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, em Vitória e Cachoeiro de Itapemirim
Voluntários da Suzano durante edição da campanha Amigos(as) da Vida, em 2024 – Foto: Divulgação
A Suzano sempre engajada em causas sociais, realizará mais uma edição da campanha Amigos(as) da Vida, desta vez em parceria com os Departamentos Médicos de suas unidades em Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim. A iniciativa, que ocorre por meio do Programa Voluntariar, vai acontecer neste sábado (13), das 8h às 12h, simultaneamente no Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) e na Santa Casa de Misericórdia, em Vitória e Cachoeiro, respectivamente.
Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, a ação já se tornou tradição dentro da Suzano, que a realiza desde 2018. A expectativa é reunir 20 voluntários para a ação, entre colaboradores, familiares e terceiros. Para facilitar a participação, a Suzano disponibilizará transporte com pontos de encontro previamente definidos aos envolvidos.
A mobilização dos participantes vem sendo realizada por meio dos canais internos de comunicação da empresa, que explica a importância da doação de sangue e o impacto positivo que é gerado na vida de milhares de pessoas que dependem de transfusões para tratamentos médicos, cirurgias e atendimentos de emergência.
Solidariedade que salva vidas
Para Ludimila Borlini, Enfermeira do Trabalho da Suzano, incentivar ações de solidariedade também é uma forma de fortalecer a cultura de cuidado e responsabilidade social dentro da empresa. “Iniciativas como essa fortalecem a cultura de cuidado com as pessoas e de responsabilidade social dentro da Suzano. Além de contribuírem para manter os estoques dos hemocentros abastecidos e ajudar pacientes que precisam de transfusões, elas incentivam nossos colaboradores a se envolverem em causas sociais, reforçando valores como empatia, solidariedade e trabalho em equipe. É uma forma de colocarmos em prática nossos direcionadores e reafirmarmos que só é bom para nós se for bom para o mundo”, destaca.
A campanha Amigos(as) da Vida integra o Programa Voluntariar, criado há mais de 20 anos pela Suzano. O programa busca estreitar os laços com as comunidades próximas às operações da empresa e incentiva colaboradores, familiares e parceiros corporativos a participarem de ações voluntárias voltadas para a transformação social.
Entre as iniciativas produzidas pelo programa estão projetos relacionados à educação, sustentabilidade, diversidade, equidade, inclusão e qualidade de vida, reforçando o compromisso da Suzano de gerar impactos positivos para a sociedade e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável. Entre 2018 e 2024, o Voluntariar envolveu mais de 15 mil voluntários e beneficiou cerca de 134,5 mil pessoas, por meio de quase 70 mil horas dedicadas ao voluntariado.
O que é preciso para doar sangue?
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Ter mais de 50kg;
- Estar em boas condições de saúde;
- Não estar em jejum;
- Não ter ingerido alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação;
- Portar documento oficial com foto;
- Não estar grávida ou amamentando;
- Não ter feito uso de bebida alcóolica nas últimas 12 horas;
- Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 6 meses.
Onde doar sangue no Espírito Santo?
- Qualquer unidade do Hemocentro (Vitória, Colatina, Linhares, São Mateus e Serra);
- Hospitais (muitos hospitais têm bancos de sangue próprios).