Home - Geral - Suzano forma primeira turma do ES em seu programa de...

Suzano forma primeira turma do ES em seu programa de qualificação

17 de fevereiro de 2023

Alunos(as) do Programa Formare contam da emoção de conquistar o primeiro diploma e a oportunidade de qualificação profissional. A maioria se forma já inserida no mercado de trabalho

Suzano forma primeira turma do ES em seu programa de qualificaçãoPrimeira turma do Programa Formare – Foto: Divulgação

Um grupo de jovens trilha um novo caminho de oportunidades profissionais a partir de 2023. São 19 formados em Operador e Operadora de Processo de Produção pelo Programa Formare, desenvolvido pela Suzano em parceria com a Fundação Iochpe. Os(as) jovens fazem parte da 1ª turma do programa no Espírito Santo.

A formatura realizada na Suzano – Unidade Aracruz – marca o fim do curso e o começo de uma trajetória profissional. Dos talentos formados, 42% foram absorvidos pela Suzano como colaboradores(as), prestadores(as) de serviço e estagiários(as).

De acordo com a coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano, Elisabete Flores Pagliusi, o Formare tem um papel transformador na sociedade por meio da educação.  “Durante o curso, os jovens têm aulas com disciplinas que possibilitam uma maior oportunidade de aprendizado, desenvolvimento e crescimento profissional para o mercado de trabalho”, disse. “A 1ª turma na Suzano - Unidade Aracruz envolveu o trabalho de 162 voluntários(as). A segunda turma já começou com 20 jovens de Aracruz, Barra do Riacho, Vila do Riacho, Ibiraçu e João Neiva. O grupo é formado por 55% de mulheres e 90% de pessoas negras”, complementa.

O Formare está alinhado às estratégias da Suzano, fortalecendo a educação como instrumento de transformação social, seu objetivo é atuar em prol da formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e sua capacitação para o mercado de trabalho. As aulas são ministradas por voluntários(as) da empresa, que recebem capacitação pela Fundação Iochpe e dedicam seu tempo e talento para compartilhar conhecimentos e experiências com jovens.

Andre Soares da Rocha, que atuou como voluntário no programa e representou todos os demais voluntários e voluntárias no evento de formatura, conta da experiencia de participar do projeto.  “Usando uma definição de um dos nossos voluntários, digo que ser voluntário é ação, é colocar a mão na massa. É compartilhar o pouco que se tem, ou o pouco que se sabe, não só do conhecimento técnico-científico, mas também sobre valores, momentos, ideias e histórias”, avalia.

Emoção com o primeiro diploma

A certificação aos jovens foi entregue no dia 7/2 na unidade fabril de Aracruz. Os(as) formandos(as) receberam seus diplomas em um evento com a presença dos familiares, amigos, parceiros do programa e voluntários(as), autoridades locais e lideranças da Suzano.

Calebe Campos Lima, 20 anos, foi orador da turma na formatura e falou do aprendizado que tiveram. “Aprendemos o processo Kraft, e como pode uma árvore se tornar uma folha que utilizamos no dia-a-dia. Aprendemos a lidar com pessoas, a ser mais criativos, desenvolvemos habilidades e tantas outras coisas. Mas algo temos certeza, o aprendizado nunca termina, pois, o conhecimento é a única coisa que levaremos sempre conosco”, conta o jovem que foi contratado pela Suzano. “O Formare me proporcionou uma oportunidade gigantesca. É o meu primeiro diploma, já fui contratado pela Suzano e continuo estudando. Estou terminando o curso Técnico de Mecânica e cursando o segundo período de Engenharia Mecânica”, disse também.

Já David Deambrosio Recla, 19 anos, destaca como o projeto representou um salto na sua trajetória. “Perdi meu pai aos 17 anos. Conseguir meu primeiro emprego por meio desse curso me ajuda a continuar estudando e a proporcionar um conforto para minha família. Receber esse certificado é muito importante, mostra que somos mais que vencedores, somos campeões!”, disse o jovem que também foi contratado pela Suzano.

Um programa que muda vidas

O Formare é um projeto desenvolvido desde 2005 pelo Programa Voluntariar da Suzano em parceria com a Fundação Iochpe. A iniciativa tem como objetivo atuar em prol da educação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e sua capacitação para o mercado de trabalho. Em 2022, 5 unidades do Formare foram desenvolvidas pela empresa: em Suzano (SP), Mucuri (BA), Imperatriz (MA), Três Lagoas (MS) e agora Aracruz (ES).

Os resultados do envolvimento dos participantes no programa são muito positivos. Dos 790 jovens que se formaram, 65% já estão no mercado de trabalho e 67% continuaram estudando depois de concluir a formação. O curso oferecido é de Operador e Operadora de Processo de Produção, uma capacitação completa, que abrange teoria e prática, com o objetivo de desenvolver os(as) jovens para o mercado profissional.



banner
banner