Suzano conclui Parada Geral da Fábrica C na Unidade Industrial Aracruz, no ES
22 de agosto de 2026Manutenção preventiva mobilizou 119 empresas, cerca de 2 mil profissionais, com promoção de um ambiente de trabalho seguro e ações voltadas à prevenção do assédio
A unidade da Suzano em Aracruz, no Espirito Santo – Foto: Divulgação
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, concluiu a Parada Geral (PG) da Fábrica C da Unidade Aracruz, realizada entre os meses de julho e agosto. A iniciativa reuniu 119 empresas parceiras e mobilizou 1.970 profissionais terceiros para a execução de um amplo conjunto de serviços de manutenção preventiva, inspeções e substituições de equipamentos, contribuindo para a confiabilidade das operações, a segurança das pessoas e o desempenho industrial.
Do total de empresas contratadas para a PG, 68% são do Espírito Santo, ampliando a movimentação econômica na região e gerando demanda para setores como hospedagem, alimentação, transporte e comércio.
Durante a Parada, foram executadas centenas de intervenções em diferentes áreas da fábrica, incluindo manutenção preventiva em equipamentos industriais, inspeções, revitalizações estruturais, substituições de componentes, melhorias em sistemas elétricos, mecânicos e de utilidades, além de serviços voltados às linhas de fibras, secagem e produção de celulose. As ações foram planejadas para aumentar a confiabilidade dos ativos e preparar a unidade para um novo ciclo operacional.
A Parada Geral registrou zero ocorrências reportáveis durante o período de realização dos serviços. O resultado reforça o compromisso da Suzano com a segurança das pessoas e com a excelência operacional em todas as etapas da atividade.
"A Parada Geral é um momento estratégico para a operação, pois reúne um grande volume de atividades que contribuem para a confiabilidade dos equipamentos e para a segurança das nossas pessoas. Ao mesmo tempo, ela movimenta a economia regional por meio da contratação de empresas locais e da geração de oportunidades para diversos segmentos.", afirma o diretor de Operações Industriais da Suzano em Aracruz, Fabrício José da Silva.
Segurança também passa pelo respeito às pessoas
Além das atividades técnicas, a PG contou com ações de conscientização voltadas ao enfrentamento do assédio no ambiente de trabalho. As equipes próprias e parceiras receberam orientações sobre como identificar diferentes formas de assédio, os canais disponíveis para denúncia e a importância da construção de relações baseadas no respeito.
Na cartilha de enfrentamento ao assédio inclui a divulgação do Código Branco, protocolo utilizado para atendimento imediato a situações dentro da área industrial. Pelo procedimento, a pessoa pode acionar, de forma discreta, a equipe de bombeiros pelo canal de rádio da operação, informando apenas sua localização e a expressão "Código Branco". A equipe é treinada para reconhecer a situação e realizar o atendimento adequado. A campanha reforça a política de tolerância zero da Suzano para qualquer forma de assédio.
Unidade Aracruz
A Unidade Aracruz, da Suzano, tem capacidade para produzir cerca de 2,3 milhões de toneladas de celulose por ano. A planta reúne aproximadamente 4 mil colaboradores(as) próprios(as) e terceirizados(as) e desempenha papel estratégico na produção de celulose da empresa para os mercados nacional e internacional. A unidade também abriga uma fábrica de papel tissue, com capacidade de produção de 60 mil toneladas por ano.
Canais de apoio e denúncia
Denunciar é um passo essencial para interromper situações de violência e proteger vítimas. Em caso de suspeita ou confirmação, utilize os canais disponíveis:
- Direitos Humanos: Disque 100 | WhatsApp: (61) 99610-0100
- Central de Atendimento à Mulher: Ligue 180 | WhatsApp: (61) 96100-0180
- Polícia Militar (emergências – 24h): 190
- Polícia Rodoviária Federal: 191
- Denúncias de violência online: www.denuncie.org.br