Suspeito de matar ex-namorada no DF é preso no ES
20 de setembro de 2022Homem estava foragido desde outubro do ano passado. Ele é apontado como autor do assassinato de Cilma da Cruz Galvão, encontrada morta pelo próprio filho no apartamento em que morava
Evanildo das Neves da Hora, suspeito de matar a ex-namorada no DF – Foto: Polícia Civil do ES/Divulgação
A Polícia Civil do Espírito Santo prendeu, nessa segunda-feira (19), em Aracruz, no Norte do ES, um homem suspeito de assassinar a ex-namorada em outubro do ano passado no Distrito Federal.
Evanildo das Neves da Hora, de 38 anos, é apontado pela Polícia Civil do Distrito Federal como o suspeito de matar Cilma da Cruz Galvão no dia 3 de outubro de 2021. Na época do crime, imagens de câmeras de segurança revelaram que ele deixou a casa da vítima dentro do horário em que a Polícia Militar estimou que Cilma morreu. Desde então, ele não havia mais sido encontrado.
As investigações da polícia do DF apontaram que Evanildo é autor do feminicídio e assassinou Cilma com golpes de faca. O corpo da vítima foi encontrado pelo filho dela no apartamento em que ela morava.
Segundo a Polícia Civil do Espírito Santo, Evanildo foi preso em uma empresa, em Aracruz, sem que ele esboçasse qualquer reação. O mandado de prisão preventiva contra ele foi expedido pela 1ª Vara Criminal e Tribunal do Júri de Santa Maria, no DF.
A polícia informou que, após os procedimentos de praxe, o preso seria encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Aracruz.
Relembre o caso
Imagem de vídeo mostra suspeito de feminicídio deixando casa de vítima, no DF – Foto: Reprodução
A auxiliar de serviços gerais Cilma da Cruz Galvão, de 50 anos, morreu após ser esfaqueada em outubro de 2021 no Distrito Federal.
O corpo dela foi encontrado pelo próprio filho, no apartamento em que ela morava, na quadra 203 de Santa Maria. A esposa dele, Gardênia dos Santos Rocha contou que tinha combinado um almoço com a sogra no dia anterior, mas ela não apareceu e nem atendeu ligações.
"A gente achou estranho, porque combinamos de vir para cá [casa da vítima]. Ela falou comigo ontem, disse que poderíamos vir", falou a nora da vítima, na época do crime.
Cilma da Cruz Galvão, de 51 anos, foi morta a facadas no DF – Foto: Sindiserviços-DF/Divulgação
Já na época, a Polícia Militar apontou o companheiro da vítima, Evanildo das Neves da Hora, como o suspeito do crime. Imagens de câmeras de segurança do condomínio onde o crime aconteceu mostram o homem deixando o apartamento.
Evanildo e a vítima eram ex-namorados. Mesmo após o fim do relacionamento, eles moravam juntos em um apartamento alugado. Ainda segundo a investigação, o homem já havia cumprido pena por uma tentativa de homicídio, crime cometido na Bahia.
De acordo com a Polícia Civil, Cilma tentava colocar fim ao relacionamento, mas Evanildo cobrava o valor do aluguel de aproximadamente seis meses que o casal morou junto. Testemunhas disseram à investigação que a mulher juntava dinheiro para pagar a dívida com o ex-namorado.
Natural do Maranhão, Cilma deixou dois filhos, de 21 e 26 anos. Ela era diretora de políticas para mulheres e de combate ao racismo do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação e Serviços Terceirizáveis no DF (Sindiserviços-DF).
Valedoitaúnas (g1 ES)