Home - Política - Surge uma nova liderança no Espírito Santo, Emanuela Pedroso

Surge uma nova liderança no Espírito Santo, Emanuela Pedroso

09 de outubro de 2024

Surge uma nova liderança no Espírito Santo, Emanuela PedrosoSecretária de Estado do Governo do ES, Maria Emanuela Alves Pedroso – Foto: Divulgação

As eleições municipais realizadas no último domingo (6), no Espírito Santo, revelaram, além da força de legendas partidárias como o PSB do governador Renato Casagrande, com o maior número de prefeitos eleitos, também personagens que se destacaram por contribuir para a conquista de vitória nas urnas de vários candidatos. Entre esses personagens não se pode deixar de citar a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso. 

Com sua ampla experiência de ex-vereadora e ex-prefeita de Alto Rio Novo; de ex-secretária-executiva da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes); de ex-secretária municipal de Viana; e também de ex-secretária de Estado de Economia e Planejamento, cargo no qual coordenou a execução do orçamento no encerramento do exercício financeiro do segundo mandato de Casagrande, Maria Emanuela Pedroso se revela como uma nova liderança política, especialmente por sua atuação no pleito municipal do Noroeste, Nordeste e Centro-Oeste capixabas.

Surge uma nova liderança no Espírito Santo, Emanuela PedrosoSecretária de Estado do Governo do ES, Maria Emanuela Alves Pedroso – Foto: Divulgação

Extremamente ativa, Manu, como muitos carinhosamente a chamam, e que é filiada ao Podemos, representou o governador Renato Casagrande e atuou de forma potente nas campanhas vitoriosas de Alexandro da Padaria (PSD), em Alto Rio Novo; Marcos Coutinho (MDB), em Ponto Belo; Edilson Monteiro (PSB), em Pinheiros; Ana Malacarne (MDB), em São Domingos do Norte; Zé Luiz Mendes (PSB), em Ecoporanga. 

E ainda: Enivaldo dos Anjos (PSB), em Barra de São Francisco; Davi Ramos (PP), em Vila Valério; João Trancoso (PSB), em Vila Pavão; Kleilson Rezende (PSB), em Pedro Canário; Eleazar Lopes (Podemos), em Fundão; Dito Silva (PSB), em Muniz Freire; Toninho Galhano (PSB), em Bom Jesus do Norte.  Sem falar em territórios da Grande Vitória, como Vila Velha e Cariacica.

Com muita firmeza e um articulado discurso, em todos os municípios a secretária foi a voz do governador Renato Casagrande, destacando os reflexos positivos da parceria estabelecida pela gestão estadual com as prefeituras, nas mais variadas áreas de investimento, especialmente as da Saúde, Educação e Infraestrutura.

Casos de sucesso nessas parcerias são as obras realizadas nos municípios com recursos do Governo Estadual, por meio do Fundo Cidades - Adaptação às Mudanças Climáticas, que é gerido pela Secretaria de Estado do Governo. Entre essas obras, podem ser citadas construções de muros de arrimo e contenção de encostas, macrodrenagem, drenagem e pavimentação de vias públicas, intervenções à margem de rio para evitar alagamentos, galeria pluvial, reservatório para captação de águas de chuva e contenção de enxurradas.

Surge uma nova liderança no Espírito Santo, Emanuela PedrosoSecretária de Estado do Governo do ES, Maria Emanuela Alves Pedroso – Foto: Divulgação

Há que se destacar o caso de Alto Rio Novo, onde a vitória nas urnas de Alexandro Padeiro, opositor ao candidato apoiado pelo atual prefeito, Luiz Américo Borel, parece ter um sabor todo especial para Maria Emanuela Pedroso. É que foi Borel quem a derrotou nas urnas em 2016, frustrando seu plano de reeleição como prefeita da cidade onde ela nasceu.

Mas Maria Emanuela transformou limão em limonada com aquela derrota. Aliada de primeira hora de Renato Casagrande, desde então, longe de Alto Rio Novo, desde então vivencia um movimento em permanente ascensão, que a trouxe ao cargo atual, de secretária titular da SEG. Ali, tem papel importante no alinhamento de ações e gerenciamento da execução de investimentos do Governo. Investimentos que sob a liderança de Casagrande registram um volume histórico e crescente desde 2019, totalizando valor superior a R$ 14 bilhões.

Desse total, 25% foram transferidos para os municípios em diferentes formatos: fundo a fundo, como acontece com o Fundo Cidades, por exemplo, convênios ou fornecimento de itens como equipamentos, blocos para calçamento, vigas para pontes e veículos.

Trabalhando no mesmo ritmo acelerado de Casagrande, sempre de portas abertas para o diálogo com parlamentares e prefeitos, Maria Emanuela alia seu perfil técnico ao político.

Não fala sobre os próximos passos, mas para quem a viu nas ruas empenhada em eleger ou reeleger aliados do Governo nestas eleições, não é difícil imaginar que a estrada que ela vem trilhando ainda pode levá-la para muito, muito longe.

*Portal SBN/Luscivanio Lopes-Mtb 4457



banner
banner