Home - Economia - Supermercados são orientados a atender os idosos em horário especial...

Supermercados são orientados a atender os idosos em horário especial no ES

24 de março de 2020

Entre as decisões tomadas, o órgão disse que a limpeza nas lojas foi reforçada e que colaboradores e clientes estão sendo conscientizados sobre a pandemia

Supermercados são orientados a atender os idosos em horário especial no ESFoto: Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em meio à pandemia do Novo Coronavírus e as regulamentações de enfrentamento a doença para estabelecimentos comerciais, a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) divulgou nota sobre as medidas tomadas para evitar a propagação do vírus.

Segundo a associação, a recomendação é para que os estabelecimentos fiquem atentos às determinações dos governos municipal, estadual e federal, e implantem em suas lojas alternativas e soluções.

De acordo com a Acaps, os supermercados estão sendo incentivados a reforçarem a limpeza das lojas e dos equipamentos. Além disso, os empreendimentos devem fazer um trabalho de conscientização com os colaboradores, para que eles sejam propagadores das medidas de prevenção também em suas famílias.

Existe também uma orientação para que os clientes sejam incentivados – por meio dos sistemas de som e demais canais de comunicação dos supermercados – a adotarem os cuidados necessários quando forem às lojas, mantendo, por exemplo, a distância de, pelo menos, um metro de uma pessoa para outra.

Horário de funcionamento

A associação disse que recomenda que, neste momento, o horário de funcionamento das lojas não seja reduzido, exatamente para impedir que haja uma maior aglomeração de pessoas no ambiente.

Uma sugestão do órgão, é a definição de horário especial de atendimento para as pessoas acima de 60 anos, grupo mais vulnerável ao vírus.

A Acaps fez um apelo para que a população não faça compras sem necessidade. "Apesar de não haver no momento comprometimento dos estoques das lojas, o cliente que armazena mais produtos do que realmente precisa não está exercendo a empatia, com risco de que falte a mercadoria para quem ainda não comprou", diz o comunicado.

Governador

O governador do ES, Renato Casagrande, cobrou dos estabelecimentos de varejo, nesta terça-feira (24), que tomem medidas mais firmes para regular a circulação de pessoas nos supermercados. De acordo com Casagrande, os donos dos supermercados tem de regular a entrada de pessoas, principalmente os que fazem parte do grupo de risco, dentro das unidades.

Casagrande também reforçou que os serviços de entrega em casa são boas opções nesta época de quarentena. Novas medidas sobre o tema devem ser discutidas ainda nesta semana entre as entidades responsáveis e o governo.

Valedoitaunas/Informações Folha Vitória



banner
banner