Home - Economia - Startup apresenta lente de contato com display embutido para melhorar...

Startup apresenta lente de contato com display embutido para melhorar a visão

20 de janeiro de 2020

Startup apresenta lente de contato com display embutido para melhorar a visãoFoto: Julian Chokkattu

A startup Mojo Vision anunciou que construiu o que seria a “primeira lente de contato inteligente do mundo”, que conta com um display embutido para melhorar a visão do usuário. A empresa apresentou um protótipo durante a feira CES 2020, que aconteceu entre 7 e 10 de janeiro. Agora, a Mojo Vision começou a entrar em mais detalhes sobre sua criação e explicou algumas coisas sobre o desenvolvimento do produto.

A empresa espera criar a primeira lente de contato inteligente para ajudar pessoas com problemas de visão. O pequeno display na lente de contato vai exibir imagens sobrepostas aprimoradas, mostrando mais detalhes ou dando zoom na imagem real para que o usuário possa enxergar melhor.

Startup apresenta lente de contato com display embutido para melhorar a visãoFoto: Julian Chokkattu

O protótipo mostrado na CES ainda estava em seus estágios iniciais, e contava com uma tela monocromática verde conectada a uma bateria. Além de melhorar o hardware e design da lente, a empresa ainda precisa da aprovação da Food and Drug Administration (órgão regulador) para eventualmente testar e vender as lentes, principalmente se elas forem indicadas por um médico.

A tecnologia da Mojo é como se fosse um Google Glass, mas dentro do próprio olho. Ela conta com uma lente escleral dura, que conta com espaço especial acima da superfície do olho. De acordo com a Mojo Vision, o display 14.000 ppi (para comparação, o iPhone 11 tem uma tela de 326 ppi). A tela da lente também conta com sensor de imagem e sensor de movimento que será incorporado para ajudar a sobrepor e estabilizar as imagens.

A tecnologia demostrada na CES 2020 parecia funcional, segundo o The Verge, mas por motivos de segurança e licença, não era permitido colocá-la no olho. Ela também funcionava com uma bateria e um processador externo. Mas como algo com uma bateria seria utilizado? A Mojo Vision explicou que os usuários devem desinfetar a lente todas as noites e colocá-la para recarregar através de um sistema de indução.

Ainda em desenvolvimento, o objetivo da lente é ajudar pessoas com baixa visão, como ver no escuro. Futuramente, a empresa pretende usar o produto para mostrar “informações úteis e oportunas”. Ou seja, ao invés de usar óculos de ralidade aumentada, poderíamos usar apenas lentes de contato. A criação da Mojo Vision é um tanto quanto futurística, onde com apenas nossos olhos será possível acessar mensagens e até mesmo ligar para contatos.

A Mojo Vision conseguiu até agora US$ 100 milhões em financiamento para desenvolver sua tecnologia, mas ela ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. Não sabemos quando o produto deverá ficar pronto, mas a empresa alega que vai apresentar uma lente com display concreta nos próximos dois anos.

Valedoitaunas/Com informações do Wired



banner
banner