Home - Política - Solenidade restrita marca celebração do dia 7 de setembro pelo...

Solenidade restrita marca celebração do dia 7 de setembro pelo Governo do ES

07 de setembro de 2021

Solenidade restrita marca celebração do dia 7 de setembro pelo Governo do ESAs bandeiras foram hasteadas pela vice-governadora Jacqueline Moraes; o governador Renato Casagrande; e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo – Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Espírito Santo realizou, na manhã desta terça-feira (7), o evento de Independência, em solenidade restrita no 38º Batalhão de Infantaria do Exército, na Prainha, em Vila Velha. Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a festividade não contou com a presença do público.

O governador do Estado, Renato Casagrande; a vice-governadora Jacqueline Moraes; e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, hastearam as bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e do município, respectivamente. Durante a solenidade, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19.

Helicópteros do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Secretaria da Casa Militar (SCM), sobrevoaram o 38° BI e um militar do Corpo de Bombeiros desceu de rapel até uma embarcação, simulando um atendimento de resgate e acessou o local da cerimônia trazendo uma faixa com os dizeres: "Obrigado aos profissionais da saúde". Nesse momento, duas enfermeiras do Hospital da Polícia Militar (HPM) se posicionaram ao lado da faixa.

Solenidade restrita marca celebração do dia 7 de setembro pelo Governo do ESTocha com o Fogo da Independência foi entregue ao governador Casagrande para o acendimento da Pira da Independência – Foto: Hélio Filho/Secom

Na sequência, os representantes do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiro conduziram a tocha com o Fogo da Independência, que foi entregue ao governador Casagrande para o acendimento da Pira da Independência. Em seguida, quatro helicópteros do Notaer, com as bandeiras do Brasil e do Espírito Santo, se posicionaram à frente das autoridades e prestaram continência ao governador. Os helicópteros sobrevoaram as orlas de Vila Velha e Vitória.

Solenidade restrita marca celebração do dia 7 de setembro pelo Governo do ESHelicópteros do Notaer, com as bandeiras do Brasil e do Espírito Santo, prestaram continência ao governador – Foto: Hélio Filho/Secom

Casagrande falou sobre a importância do 7 de setembro e disse que acredita no retorno do desfile aberto ao público no próximo ano.

"É o segundo 7 de setembro que a gente faz de forma mais rápida e controlada, mas é importante lembrar essa data e tudo o que conquistamos e ainda vamos conquistar. Queremos um País com equilíbrio, com cultura de paz e um projeto para toda a população. Hoje é um dia para refletirmos em busca de um país mais igual para todos. Se Deus quiser e tenho confiança nisso, ano que vem teremos um 7 de setembro com nossas escolas nas ruas, alimentando o amor que temos com a nossa Nação", destacou o governador.

Solenidade restrita marca celebração do dia 7 de setembro pelo Governo do ESRenato Casagrande e a vice-governadora Jacqueline Moraes fizeram uma homenagem aos profissionais da saúde do ES – Foto: Hélio Filho/Secom

Responsável pela organização da solenidade de 7 de setembro, o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Aguiar, lembrou da importância da data no contexto em que vivemos. “A Independência se ressignifica na priorização pelo direito à vida, representado pelo necessário avanço da cobertura vacinal, a consequente diminuição do número de casos da Covid-19 considerados graves, e, também, a cada vez mais acentuada retomada de nossas atividades em sociedade”, declarou.

Também estiveram presentes na solenidade, os secretários de Estado, Coronel Alexandre Ramalho (Segurança Pública e Defesa Social), Tyago Hoffmann (Inovação e Desenvolvimento), Marcelo Paiva (Justiça) e Vitor de Angelo (Educação); o comandante do 38° BI, o tenente coronel Rodrigo Penalva; o comandante da Capitania dos Portos, capitão de Mar e Guerra, Washington Luiz de Paula Santos; o comandante da Escola de Aprendizes de Marinheiro, capitão de Fragata, Marcio Hecksher Stallone; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo, Amarilio Luiz Boni; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira; o senador Marcos Do Val; o deputado estadual Coronel Alexandre Quintino; e o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio.

Valedoitaúnas



banner
banner