Home - Geral - Sindicato dos Petroleiros denuncia casos de covid-19 em plataforma no...

Sindicato dos Petroleiros denuncia casos de covid-19 em plataforma no sul do ES

15 de junho de 2020

De acordo com o sindicato, seis trabalhadores que atuam na P-58, entre próprios e terceirizados, testaram positivo para a doença nas últimas semanas

Sindicato dos Petroleiros denuncia casos de covid-19 em plataforma no sul do ESFoto: Divulgação

O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) encaminhou um ofício para a Petrobras, nesta segunda-feira (15), solicitando providências da empresa com relação a infecções pelo novo coronavírus que teriam ocorrido na plataforma P-58, localizada no litoral sul do Espírito Santo. De acordo com o sindicato, seis trabalhadores que atuam na plataforma, entre funcionários da empresa e terceirizados, testaram positivo para a covid-19 nas últimas semanas.

O Sindipetro alega também que a Petrobras não estaria testando os demais trabalhadores que mantiveram contato com os infectados, além de não disponibilizar aos mesmos uma hospedagem para que eles tenham tempo de serem testados antes de retornarem às suas residências. O sindicato pede à empresa que essas duas medidas sejam tomadas, além de uma desinfecção total da plataforma.

O Sindicato dos Petroleiros informou também que está disponibilizando, com seus próprios recursos, testagem e hospedagem para os trabalhadores que estariam desembarcando sem a realização dos respectivos testes.

Por meio de nota, a Petrobras informou que não informa quando algum colaborador tem confirmação ou complicações decorrentes da covid-19. "A companhia entende que, em linha com nosso valor de respeito às pessoas, a garantia da privacidade e do sigilo se sobrepõe nessas situações. Informações individuais dos colaboradores devem ficar restritas aos profissionais de saúde, resguardando inclusive o sigilo médico", informou a empresa.

A Petrobras informou ainda que investiu mais de R$ 30 milhões em ações de saúde e prevenção para seus colaboradores, incluindo a realização de testes do tipo RT-PCR, considerado padrão ouro para a covid-19, e os sorológicos, que são os testes rápidos e identificam possíveis anticorpos no sangue do trabalhador. De acordo com a empresa, foram realizados mais de 35 mil testes até a última quarta-feira (10).

A Petrobras também destacou que, desde o dia 20 de abril, tem realizado testes rápidos, no aeroporto de Vitória, para a triagem de colaboradores no momento do embarque para as plataformas.

Sobre a questão da hospedagem a funcionários com suspeita de covid-19, a assessoria de comunicação da Petrobras disse que ainda está checando essa informação. Assim que um posicionamento sobre essa questão for dado pela empresa, ele será incluído na matéria.

Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória



banner
banner