SEXO na quarentena: mitos e verdades que você precisa saber
03 de maio de 2020Sexo durante a quarentena: o que pode ou não pode fazer? Tiramos todas as dúvidas sobre a relação sexual em tempos de pandemia pelo coronavírus com a ginecologista e sexóloga Dra. Lorena Baldotto. Confira:
Foto: Divulgação
Manter, no mínimo, um metro de distância entre pessoas, evitar aperto de mãos e beijos e abraços são algumas das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação do novo coronavírus. Ok, ok, mas e o sexo com o mozão na quarentena pode? O vírus é transmitido por meio do ato sexual? As dúvidas são muitas, não é mesmo? Por isso, conversamos com a ginecologista e sexóloga Dra. Lorena Baldotto que já adianta que a transmissão do vírus pode acontecer se uma das pessoas estiver infectada, mesmo que não apresente os sintomas da covid-19. “Mas a doença não é sexualmente transmissível”, diz a ginecologista.
Dra. Lorena Baldotto tira dúvidas sobre o assunto mais perguntado durante o período de isolamento social – Foto: Divulgação
Quarentena juntos
De acordo com ela, o sexo não é uma forma preponderante de transmissão. “Por conta das secreções que saem na hora do ato, as pessoas acham que pode ser transmitido. Mas não, o vírus pode passar de uma pessoa para outra por meio do contato íntimo, como passar a mão no corpo e depois levá-las ao rosto, aos olhos e pela saliva”, explica a doutora.
E o sexo oral? “É um ato de risco porque envolve a boca e o toque íntimo. Isso pode transmitir o vírus pelo contato com a mucosa e as secreções. Se a pessoa que não está infectada ficar exposta a essas micropartículas, ela está sujeita a contrair o vírus”, esclarece.
Seguem aí algumas dúvidas dos nossos leitores envidas a Dra. Lorena:
Sexo em período de isolamento pode muito ajudar aliviar as tensões do dia em casa, mas existem ressalvas – Foto: Divulgação
Pode sexo com o mozão na querentena?
Pode sim e deve. A recomendação, para os casais que optaram seguir o período de isolamento juntos sem quebrar ela e seguindo os protocolos da OMS o sexo ajuda e muito o período de quarentena. Agora, é de se evitar quando vocês não tem muita intimidade ou moram em casa separadas.
O vírus é transmitido por meio do ato sexual?
Não temos nenhum dado que comprove presença do vírus em secreções vaginais.
E o sexo oral?
O ideal é ser feito com uso de preservativos, pois o vírus está na cavidade oral. O beijo, por exemplo, pode passar muito mais a covid-19. Porém, essa restrição é somente para pessoas que moram em casas separadas.
Foto: Divulgação
ATENÇÃO, SOLTEIROS!
Devemos deixar aquele contatinho para depois?
Segundo entidades americanas, é recomendável, sim, evitar o contato. Em uma campanha de conscientização, eles chegaram a colocar slogan de “você é seu melhor parceiro”.
Sem contar que, encontrar com alguém para um encontro sexual, já é arriscado pelo motivo de que, para que isso aconteça, é necessário sair de casa.
Foto: Divulgação
A masturbação está liberada e com ela, claro, a imaginação. Se tem aquele “contatinho” é hora de optar pela ligações, conversar pelo zap e fazer valer o prazer – sem contatos físicos para esses casos, portanto.
Fazer e acontecer: deixe sua mente e sua imaginação livres – Foto: Divulgação
Sobre nossa convidada
Dra. Lorena, como sexóloga, ainda dá dicas e orientações para o autoconhecimento/autoprazer.
A dica é aproveitar esse momento pra se conhecer, para ter mais prazer, para aprender mais sobre seu próprio corpo. Inclusive, nesta semana teremos um cadastro de interessados em aprender mais dicas. Ela nos contou em primeira mão que criou um curso online pra ajudar as mulheres a resolverem a maioria das dificuldades relacionadas à sexualidade.
As pessoas que tiverem interesse de participar devem se cadastrar, pois apresentaremos como funcionará e também apresentaremos alguns bônus exclusivos.
Então, resenheiros, dicas dadas e tudo devidamente esclarecido. Sejam felizes e, claro, se cuidem.
Valedoitaúnas