Sesa divulga resultado do censo dos professores e fala sobre covid-19 no ES
28 de dezembro de 2020Até o momento, o Espírito Santo registra 239.036 casos confirmados da covid-19 no estado, além de 4.941 mortes causadas pela doença
Secretário da Saúde, Nésio Fernandes – Foto: Assessoria da Sesa
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, concede, nesta segunda-feira (28), coletiva de imprensa para atualizar informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo. A primeira parte da entrevista vai abordar o censo sorológico dos professores e será comentado pelo gerente Estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, e pela médica infectologista da Subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde, Cristiana Costa Gomes.
O censo sorológico foi dividido por regiões. Na regional metropolitana, Vitória, Afonso Cláudio e Guarapari foram as cidades com maior número de amostras coletadas. Foram 15.639 amostras coletadas, com 1.059 positivos. Ibatiba registrou o maior percentual de positividade, com 13,33% de casos positivos, em 60 amostras coletadas.
Por regional, São Mateus (Norte) ficou com 5,49% de positividade entre 1913 exames. Cachoeiro de Itapemirim (Sul), registrou 5,34% de 1555 coletas; Colatina (Central) teve registro de 5,60% em 1965 amostras; e a regional metropolitana, lidera com 6,77% de positividade.
O secretário Nésio Fernandes afirmou que até esta terça-feira (29), mais 37 leitos de UTI exclusivos para covid-19 serão abertos no Espírito Santo. Ele ainda relatou que pretende começar o ano de 2021 com um trabalho mais robusto para o enfrentamento da pandemia do estado.
"É necessário chamar a atenção da população que vivemos num contexto de alto risco da doença. O verão e as festas de final de ano tendem a ter um aumento de proliferação da doença. Muitas famílias capixabas compreenderam as orientações para o Natal. Então queremos reforçar que as festas de fim de ano seja também assim".
O subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, destacou que cada cidade capixaba tem condições de acompanhar as atualizações do Painel Covid-19 para traçar estratégias para enfrentar a pandemia. "Se o município é litorâneo, pode ser feito uma restrição de acesso às praias, por exemplo. A prefeitura municipal pode adotar medidas complementares mais restritivas daquelas que são passadas pelo estado", disse.
De acordo com a atualização mais recente do Painel Covid-19, da Secretaria de Saúde, até o momento, o Espírito Santo registra 239.036 casos confirmados da covid-19 no estado, além de 4.941 mortes causadas pela doença.
Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória