Sesa disponibilizará 1345 leitos para pacientes com covid-19 até o final de maio no ES
06 de maio de 2020O Espírito Santo já possui 3540 mil casos confirmados do novo coronavírus. Deste número, 133 pacientes morreram e 1128 já se recuperaram da doença
Foto: Matheus Brum / TV Vitória
Em entrevista coletiva realizada na terça-feira (5), o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, disse que estudos apontam que o Espírito Santo ainda não atingiu o pico da pandemia do novo coronavírus. Por este motivo, de acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), continuam as ações para a ampliação no número de leitos disponíveis no estado. A previsão é que, ao final deste mês, 1345 estejam disponíveis.
De acordo com o subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, o número total reúne a quantidade de leitos de UTI e de enfermaria, incluindo aqueles que são contratados pelo governo, provenientes de hospitais particulares. "Os 80 leitos da rede privada já estão disponíveis. A contratação está em andamento. No final de maio teremos 1345 leitos, somando de enfermaria e de UTI. Sendo que destes, serão 659 só de UTI", explicou.
Reblin explicou que a contratação dos leitos da rede particular pode variar, de acordo com a necessidade, o que permite o aumento no número disponível. "Temos uma grande capacidade de implantação de leitos de UTI. O número de contratação na rede privada varia de acordo com a necessidade. Adquirimos leitos, principalmente na Grande Vitória. Os hospitais privados oferecem leitos na medida que a gente precisa dessa internação", disse.
Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos no Espírito Santo é de 60,56%. Na Grande Vitória, esta proporção é de 69,47%, número considerado alto pela Secretaria de Saúde. Por este motivo, a maior atenção para o atendimento aos pacientes da covid-19 se concentra na região Metropolitana. "Estamos com maior foco das ações na Grande Vitória, mas não podemos descuidar do interior do Estado, para onde os casos estão migrando. Esperamos não ser necessário, mas temos condições de ampliar os leitos no Estado. Se a população colaborar e fizer o distanciamento social, nós vamos conseguir superar essa pandemia sem a necessidade da ampliação de leitos", destacou Reblin.
De acordo com a atualização mais recente do Painel Covid, da Secretaria de Saúde, o Espírito Santo já possui 3540 casos confirmados do novo coronavírus. Deste número, 133 pacientes morreram e 1128 já se recuperaram da doença.
Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória