SESA antecipa entrega de vacina contra dengue para região Central-Norte de Saúde
05 de abril de 2024Foto: Divulgação/Fiocruz
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), em acordo com a diretoria do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES), deu início à antecipação para a entrega de doses da vacina contra dengue aos municípios que compõem a região Central-Norte de Saúde, elencados recentemente pelo Ministério da Saúde para integrar a estratégia de vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Os 29 municípios elencados já podem fazer o agendamento para a retirada das doses em suas respectivas Superintendências Regionais de Saúde, localizadas em Colatina e em São Mateus, para darem início à imunização.
No último dia 28 de março, o Ministério da Saúde divulgou, por meio da Nota Técnica Nº 37/2024, a inclusão desses municípios à campanha, diante da estratégia de distribuição de novas doses que serão encaminhadas aos estados em data ainda não definida. Por meio de uma estratégia estadual, visando a uma maior celeridade para a cobertura vacinal da população-alvo e à otimização das doses remanescentes, a Sesa autorizou o remanejamento de vacinas de municípios que as tinham em estoque. A medida foi acordada com a diretoria do COSEMS-ES.
Serão destinadas aos municípios 8.570 doses, contemplando cerca de 14% da população-alvo, que é de 59.927 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Com o recebimento de novas doses pelo órgão federal, a Sesa fará a complementação e as devidas reposições quanto aos remanejamentos.
As orientações técnicas-operacionais da campanha foram encaminhadas às referências municipais por meio da Nota Técnica Nº 13/2024 nessa quarta-feira (03), e os municípios já podem realizar o agendamento para retirada das doses.
Campanha de vacinação contra a dengue
O Espírito Santo foi um dos primeiros estados contemplados pelo Ministério da Saúde para receber as doses de vacina contra a dengue, com a definição de 23 municípios que contemplam a região Metropolitana de Saúde. A escolha segue recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro lote de vacina chegou em fevereiro, com 58.530 doses, destinadas a uma população de 145.718 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
No último dia 28 de março, o Ministério da Saúde divulgou, por meio da Nota Técnica Nº 37/2024, a inclusão de mais uma região de saúde, a Central-Norte, que é composta por 29 municípios. O início da vacinação nestas cidades aconteceria mediante envio de uma nova remessa de doses pelo órgão federal, entretanto, em estratégia estadual, a Secretaria da Saúde, em acordo com a diretoria do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo, definiu a antecipação de envio das doses remanescentes. Com o envio de uma nova remessa pelo Ministério da Saúde, a Sesa fará as reposições necessárias.
A vacina da dengue tem o esquema composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. As segundas doses serão encaminhadas pelo órgão federal posteriormente referente a todos os municípios que já foram contemplados.
Até esta quinta-feira (04), 28.476 doses já haviam sido aplicadas na população-alvo, representando uma cobertura de 19.54% (referente à população dos 23 municípios da Região Metropolitana de Saúde). A meta vacinal é de 90%.
Confira a lista dos municípios contemplados
1. Água Doce do Norte;
2. Águia Branca;
3. Alto Rio Novo;
4. Baixo Guandu;
5. Barra de São Francisco;
6. Boa Esperança;
7. Colatina;
8. Conceição da Barra;
9. Ecoporanga;
10. Governador Lindenberg;
11. Jaguaré;
12. Linhares;
13. Mantenópolis;
14. Marilândia;
15. Montanha;
16. Mucurici;
17. Nova Venécia;
18. Pancas;
19. Pedro Canário;
20. Pinheiros;
21. Ponto Belo;
22. Rio Bananal;
23. São Domingos do Norte;
24. São Gabriel da Palha;
25. São Mateus;
26. São Roque do Canaã;
27. Sooretama;
28. Vila Pavão;
29. Vila Valério.