Home - Geral - Servidores do Governo do ES comemoram entrega do Prêmio Humaniza...

Servidores do Governo do ES comemoram entrega do Prêmio Humaniza 2023

31 de outubro de 2023

Servidores do Governo do ES comemoram entrega do Prêmio Humaniza 2023Foto: Hélio Filho/Secom

Ações e projetos que transformam e humanizam o sistema prisional capixaba foram reconhecidos nesta segunda-feira (30), durante a entrega do Prêmio Humaniza 2023. O evento, realizado no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, revelou os ganhadores em quatro categorias. A premiação reconhece as boas práticas dos servidores que trabalham para transformar e humanizar o sistema prisional capixaba.

Nesta edição do prêmio, foram realizadas 77 inscrições, contando com 43 semifinalistas. A premiação é dividida em três categorias — “Projeto Humanizador”, “Atitude Humanizadora” e “Gestão Humanizadora” — e, neste ano, também contemplou as “Boas Práticas Realizadas durante a Pandemia da Covid-19”.

Os candidatos foram selecionados após análise criteriosa da banca julgadora, composta por pesquisadores e especialistas com reconhecida atuação no campo das políticas prisionais, na área de políticas públicas e sociais e de gestão.

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou da premiação. “É uma alegria fazer mais uma vez a entrega deste prêmio que reconhece o trabalho dos nossos servidores. É importante termos um sistema organizado. Em 2019, assumimos o governo em meio a um cenário de desorganização com a entrada de 1.500 pessoas por ano no sistema prisional. Fizemos um trabalho em conjunto com as demais instituições e conseguimos estabilizar o sistema prisional”, pontuou.

Casagrande prosseguiu: “No último governo, de 2019 até 2022, tivemos o menor índice de homicídios da história e esperamos que até 2026 seja menor ainda. É preciso qualificar as prisões para que o sistema siga organizado e garanta a segurança da população. Queremos humanizar cada vez mais nossas unidades prisionais para que quem cometeu um crime possa ter a chance de uma vida nova. Aqui faço novamente o meu reconhecimento aos nossos servidores premiados, pois sem vocês não teríamos chances de chegar aonde queremos”.

Este ano, o Prêmio Humaniza completa 10 anos de existência. O vencedor de cada categoria recebeu o troféu do Prêmio Humaniza e o valor de R$ 20 mil para incentivo à gestão e ao projeto. Já o segundo e o terceiro lugares de cada categoria, além do troféu, terão elogio publicado no Diário Oficial do Estado e registro no histórico funcional.

O secretário de Estado da Justiça, André Garcia, lembrou que o Prêmio Humaniza foi idealizado com o objetivo de reconhecer os servidores que trabalham para transformar e humanizar o sistema prisional capixaba.

“O Prêmio Humaniza é dedicado aos servidores que merecem ser reconhecidos por seus esforços individuais e coletivos, e em promover e qualificar o trabalho no sistema prisional com ações humanas e compatíveis com os direitos fundamentais da pessoa presa. Nossos servidores são um verdadeiro celeiro de talentos e vocações. Parabenizo a todos pelo brilhante trabalho realizado, que é de grande valor para toda a sociedade capixaba”, pontuou o secretário André Garcia.

Tradicionalmente, a cerimônia de entrega do Prêmio conta com a presença da Banda da Secretaria da Justiça (Sejus), formada por servidores penitenciários. Músicas como “É preciso saber viver”, do Titãs; “Laços”, de Nando Reis e Ana Vilela; “Estão voltando as flores”, de Renato Braz; “É ser humano”, de Zeca Pagodinho; “Verdades do tempo”, de Thiago Brado; e “Está escrito”, da banda Revelação, abrilhantaram a cerimônia.

Também estiveram presentes a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade; o deputado estadual, Lucas Scaramussa; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo (PRF/ES), Wermeson Pestana; e os secretários de Estado, Maria Emanuela Alves Pedroso (Governo), Álvaro Duboc (Planejamento) e Edmar Camata (Controle e Transparência).

Premiação

O primeiro lugar na Categoria “Boas Práticas Realizadas Durante a Pandemia da Covid-19” foi o aplicativo “Dias de Visitas”, da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha e Subsecretaria de Ressocialização (SRES). A ação otimizou o agendamento das visitas sociais durante a pandemia e possibilitou um atendimento mais humanizado e isento de falhas aos familiares dos detentos. Além disso, a iniciativa pôde ser realizada sem onerar os recursos do Estado, beneficiando os técnicos, os inspetores penitenciários, os familiares e os internos.

Na categoria “Atitude Humanizadora”, a servidora Cleide Mendes Maciel, do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), recebeu o troféu de primeiro lugar. Sempre proativa na manutenção dos projetos de ressocialização da unidade, a servidora se empenha em criar parcerias para a obtenção de doações, como, retalhos, panos, linhas, entre outros, destinados à confecção de artesanatos diversos, além de auxiliar as internas na confecção de perucas e lenços para doações a pacientes oncológicos.

Já o Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) obteve o primeiro lugar em duas categorias: “Gestão Humanizadora” e “Projeto Humanizador”. A unidade prisional é bicampeã do Prêmio Humaniza. O reconhecimento nesta edição do Prêmio se refere às ações inovadoras e humanas desenvolvidas na unidade, como, por exemplo, a Feira de Ciências no Campo Educacional, a Semana da Consciência Negra e a criação da Rádio Vox.

O projeto de rádio também alcançou a primeira colocação na categoria “Projeto Humanizador”, iniciativa que facilita a comunicação com os internos da penitenciária e ainda oferece informação e entretenimento. A Rádio Vox tem dois espaços: a cabine de transmissão e o estúdio de música. O local foi revestido com caixas de ovos para melhorar a acústica e dar um aspecto de estúdio profissional, o que possibilita transmissões ao vivo.

Vencedores do Prêmio Humaniza 2023:

Categoria: “Boas Práticas Realizadas Durante a Pandemia da Covid-19”

1º Lugar:
Dias de Visitas – Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV) e Subsecretaria de Ressocialização (SRES)

2º Lugar:
Recanto Humanizado – Penitenciária Regional de Linhares (PRL)

3º Lugar:
Projeto “Elas” (Empoderamento, Liberdade, Autonomia e Superação à Frente da Covid-19 – Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL)

Categoria: “Atitude Humanizadora”

1º Lugar:
Cleide Mendes Maciel – Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) 

2º Lugar:
Marco Antônio Veloso Polli – Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM)

3º Lugar:
Valdecir Pontara – Penitenciária Regional de Linhares (PRL)

Categoria: “Gestão Humanizadora”

1º Lugar:
Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL)

2º Lugar:
Penitenciária Regional de Linhares “Desembargador José Mathias De Almeida Netto” (PRL)

3º Lugar:
Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVVIII)

Categoria: “Projeto Humanizador”

1º Lugar:
Rádio Vox – Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL)

2º Lugar:
Sítio PRL – Penitenciária Regional de Linhares (PRL)

3º Lugar:
Da Gestação para a Vida – Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC)

Menção Honrosa:

- Projeto com Vida 12 – Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA)

- Fábrica de Blocos Estruturais – Penitenciária Regional de Linhares (PRL)

- Projeto Vínculos Fortalecidos – Gerência de Educação e Trabalho (GET)

- Zap Zap da Vox – Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL)

- TVR – TV Renovar (estúdio de transmissões televisivas) – Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF)

- Implantação das Teleaudiências e Televisitas nas Unidades Prisionais - Gerência de Tecnologia da Informação (GTI)

- Vincular – Estreitando o Vínculo Escolar em Período de Pandemia - Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF)

- Reconectando em Campo – Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II)

- Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Sistema Prisional: Pessoas Privadas de Liberdade e Trabalhadores da Justiça - Gerência de Saúde do Sistema Penal (GSSP)

- Gerência de Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos dos Estabelecimentos Penais (GEFAP)

- Gabinete do Secretário

- Maria Aparecida de Freitas de Albuquerque - Penitenciária Semiaberta de São Mateus (PSSM)

- Edmilson Rosindo Neto – Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG)

- Diretoria de Monitoramento e Movimentação Carcerária (Dimcme)

- Mãos que Ajudam – Penitenciária de Segurança Média I (PSME I)

- Projeto Social Polícia Penal nas Escolas. Suas Escolhas Definem Seu Futuro Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF)

- Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL)



banner
banner