Home - Política - Sérgio Moro quer PF 'implacável' contra qualquer desvio de verba...

Sérgio Moro quer PF 'implacável' contra qualquer desvio de verba federal do coronavírus

21 de abril de 2020

Sérgio Moro quer PF 'implacável' contra qualquer desvio de verba federal do coronavírusMinistro Sérgio Moro Foto: Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, divulgou em seu Twitter, nesta segunda (20), que determinou à Polícia Federal a abertura de investigações para apurar possíveis desvios de verba federal destinada ao combate do novo coronavírus.

“Determinei à Polícia Federal a abertura de investigações para apurar de forma implacável qualquer desvio de verba federal destinada ao combate do novo coronavírus, em qualquer lugar que isso ocorra. Trabalharemos juntos com a CGU”, disse o ministro.

A decisão vem após diversas suspeitas de desvio da verba do Governo Federal, entre elas a compra de 28 respiradores do governo do Amazonas em uma adega, com o preço 316% acima do valor de mercado. Posteriormente os equipamentos foram reprovados pelo Conselho Regional de Medicina do Amazonas. O gasto foi de R$ 2,9 milhões.

Há suspeita Também sobre os contratos bilionários firmados para a construção dos hospitais de campanha do Governo do Rio de Janeiro.

O Grupo Especial de Combate à Corrupção e ao Desvio de Recursos Públicos, o GECOR/COVID-19, foi criado para, "excepcionalmente, instaurar e prosseguir com a investigação de casos de corrupção e de desvio de recursos federais destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus".

Portaria publicada no boletim de serviço do MJSP na última sexta 17, indica que o grupo será supervisionado pelo Coordenador-Geral de Repressão à Corrupção e Lavagem de Dinheiro o delegado Márcio Anselmo.

Além disso, o texto estabelece o recrutamento emergencial e obrigatório de policiais federais para atender às necessidades operacionais do grupo.

Valedoitaúnas



banner
banner