Seminário em Vitória, no ES, discute soluções contra a corrosão
09 de outubro de 202510ª edição do Seminário Espírito-Santense de Corrosão acontece nos dias 15 e 16 de outubro, no Centro de Convenções de Vitória
Foto: Freepik
A ferrugem, tão comum no nosso dia a dia, pode parecer apenas um detalhe estético em portões e ferramentas. Mas, quando atinge grandes indústrias, o impacto é gigantesco: segundo a National Association of Corrosion Engineers (NACE AMPP), a corrosão gera 3,38 trilhões de dólares em prejuízos por ano em todo o mundo – o equivalente a 3,5% do PIB global.
É para enfrentar esse inimigo silencioso que Vitória será palco da 10ª edição do Seminário Espírito-Santense de Corrosão, promovido pelo Sindifer, nos dias 15 e 16 de outubro, no Centro de Convenções de Vitória. O evento completa 10 anos de existência, consolidado como o terceiro maior seminário de corrosão do Brasil, e reúne especialistas, empresas, pesquisadores e estudantes para discutir como proteger os ativos da indústria e reduzir perdas financeiras.
Mais do que um desgaste natural de peças metálicas, a corrosão representa riscos sérios de paradas de produção e até de acidentes de trabalho. Discutir o tema é ainda mais urgente quando lembramos que o Espírito Santo, cercado pelo mar, está entre os estados mais industrializado do Brasil. A indústria representa mais de 29% da economia capixaba.
A corrosão é um desafio que afeta diretamente a competitividade e a segurança das empresas. Nosso objetivo é trazer soluções, compartilhar avanços tecnológicos, inovações da área, e aproximar academia e indústria para enfrentar juntos esse problema global”, afirma Wander Pacheco, coordenador do Comitê de Corrosão.
Palestras, expositores e rodada de negócios
A programação do seminário é diversa, centrada em avanços na tecnologia de proteção anticorrosiva, com palestras técnicas, estudos de caso, pesquisas recentes, painéis com especialistas do Centro de Pesquisa da Petrobras e banners científicos de universidades de todo o país, fortalecendo a integração entre indústria e academia e criando um ambiente rico para o intercâmbio de conhecimento.
Paralelamente, haverá uma feira de expositores, onde empresas apresentarão soluções, produtos e serviços inovadores. Além de rodada de negócios, voltada a parcerias estratégicas entre profissionais, empresas e instituições de pesquisa.
“Ao longo desses dez anos, o Seminário Espírito-Santense de Corrosão se tornou um espaço único de integração. Queremos provocar reflexões, apontar caminhos e mostrar que é possível transformar esse desafio em oportunidade, com inovação, sustentabilidade e conhecimento”, completa Pacheco.
Com uma década de história, o evento reafirma seu papel de ponte entre ciência, tecnologia e indústria, levantando uma pergunta essencial: como frear um inimigo invisível, que corrói máquinas, estruturas e resultados bilionários?
10° Seminário Espírito-Santense de Corrosão
Data: 15 e 16 de outubro de 2024
Horário: Das 8h às 17 horas
Local: Centro de Convenções de Vitória - R. Constante Sodré, 157 - Santa Lucia, Vitória/ES
Entrada: 1kg de alimento não perecível.
Inscrições: Link