Segunda maior estátua de Buda do mundo é batizada em cerimônia à distância
08 de janeiro de 2021Budistas acreditam que estátua passa a 'ter alma' depois da cerimônia, chamada de 'abertura dos olhos'. Celebração foi comandada pelo monge Zenji, líder religioso do budismo, diretamente do Japão
Maior estátua de Buda do Ocidente fica no Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu – Foto: Reprodução/TV Gazeta
A estátua gigante de Buda do Mosteiro Zen de Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo, recebeu um batismo espiritual, de acordo com o fundamento do Budismo. A cerimônia, chamada de "abertura dos olhos", aconteceu em dezembro, mas as imagens só foram divulgadas pelo mosteiro neste mês.
De acordo com o abade do Mosteiro Zen Morro da Vargem, Daiju Bitti, agora os visitantes poderão realizar suas preces e orações a uma imagem "com alma". Por causa da pandemia, a celebração contou com a presença de apenas 20 pessoas, entre monges do Espírito Santo e de outros estados.
De acordo com o abade, o Buda capixaba tem 35 metros de altura. Se levar em consideração o pedestal, chega a 38 metros.
A estátua é maior do que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 30 metros de altura, desconsiderando o pedestal. O Buda de Ibiraçu é o maior do Ocidente e segundo maior do mundo, perdendo apenas para uma estátua em Hong Kong, que tem 42 metros.
A cerimônia seria realizada presencialmente pelo monge Zenji, líder religioso mundial do Budismo. Mas devido à pandemia do coronavírus, o monge não pôde sair do Japão e fez a celebração via internet.
Monge Zenji comandou cerimônia de 'abertura dos olhos' do Buda gigante de Ibiraçu, diretamente do Japão – Foto: Reprodução/TV Gazeta
Inicialmente, a cerimônia seria em setembro do ano passado, mas por causa do atraso na obra e da pandemia, só pôde ser realizada em dezembro.
O monge Daiju disse que a estátua tem atraído aproximadamente cinco mil visitantes por semana ao mosteiro.
Vinte monges participaram de cerimônia de batismo espiritual do Buda de Ibiraçu – Foto: Reprodução/TV Gazeta
Valedoitaúnas/Informações G1