Segunda edição da Corrida da Virada movimentou Conceição da Barra neste domingo (29)
30 de dezembro de 2019
A Associação de Corredores de Rua ‘Antônio Barbosa’, de Conceição da Barra, Norte do Espírito Santo, realizou neste domingo (29), a 2ª Corrida da Virada – último evento do circuito de corridas de rua este ano no município –, reuniu mais de 200 atletas entre adultos e crianças na orla deste balneário.
Esta segunda edição reuniu atletas das cidades de Pinheiros, Montanha, São Mateus, Linhares, Vitória; além de Nanuque (MG); Teixeira de Freitas, Ibirapuã, Itabatan e Mucuri (BA); Rio de Janeiro; e equipes ACP Pinheiros, Corredor CrossFit Black Light, Corredores do Asfalto, Sol Eco Saúde, TFV Runing, dentre outros atletas que abrilhantaram o evento.
A largada, com percursos de 5 e 10 km aconteceu às 8h, seguindo pelo calçadão, sentido Bugia – passando pelo Beco da Peixaria do Anjinho e contornando no final da Bugia, pela praia (cerca de 3km pela areia), e voltando novamente ao calçadão na altura da barraca Kaique, seguindo pela Avenida Atlântica até o Barramar e retornando pela mesma avenida com chegada na praça da folia, no Centro da cidade.
Segundo os organizadores, o evento contou com a participação de atletas de todas as faixas etárias, premiados do 1º ao 5º lugares, sendo que os primeiros cinco colocados geral receberam a premiação em dinheiro, totalizando o valor de R$ 1.600,00 em prêmios e medalhas de participação. E isso só foi possível pela participação de todos os apoiadores, disse o coordenador do evento, Jovane Clarindo, que registrou ainda a participação de um atleta com 85 anos de idade que completou o percurso de 10km em uma hora.
Esta edição teve ainda a cobertura fotográfica por profissionais da área que registraram a atuação dos atletas, imprimindo fotos instantâneas, de maneira que os corredores puderam adquirir suas fotos registrando um momento único na orla de Conceição da Barra.
Jovane destaca ainda a importância do evento que movimentou o balneário em um domingo de sol, trazendo corredores de várias cidades do Espírito Santo e de Estados vizinhos, “o que sem dúvida consolida o evento não só como entretenimento, mas também como fonte de renda para a rede hoteleira, restaurantes e comércio”.
“A corrida de rua nos proporciona a possibilidade de uma experiência urbana distinta daquilo que se observa na regularidade do cotidiano, pois ela transforma a rua em espaço público aberto à participação popular – um suporte para a sociabilidade urbana”, disse Jovane.
“Temos que pensar a corrida de rua como expressão cultural. Para tanto, torna-se fundamental que a corrida de rua seja vista como símbolo representativo de valores, condutas, usos e costumes que se manifestam no contexto de uma pluralidade sociocultural tipicamente urbana”, cocluiu.
O evento contou com apoio de comerciantes; Prefeitura de Conceição da Barra através das secretarias de Esporte e Lazer, de Cultura e Turismo, e de Saúde; e da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo.
Foto: Divulgação